PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

E as outras matérias? Como ficam?

2 participantes

Ir para baixo

E as outras matérias? Como ficam? Empty E as outras matérias? Como ficam?

Mensagem por Luiz Moreira Sáb 11 Out 2014, 23:13

Eai pessoal, tudo bom?

Estou no 2º ano do ensino médio e há um tempinho já venho me preparando pra passar no ITA ano que vem, e como todos sabem no vestibular é cobrado: Física, Química, Matemática, Inglês e Português. 

Por esse motivo tenho ficado com 10 na média escolar nessas matérias desde o 2º bimestre desse ano, a questão é que tem muitas outras matérias que são cobradas na grade escolar e que exigem bastante de mim, devido a eu estudar na melhor escola da minha região.

Minha pergunta é: Alguém está nessa situação, ou já passou e pode me dizer o que fazer? Devo estudar as outras matérias paralelamente aos meus estudos para o ITA? E se sim, será que vale a pena... será que corro risco de certos conteúdos do vestibular meio que perderem espaço na minha mente (famoso branco)? Ou devo colar nas outras provas e passar sempre com 7 e focar mesmo nas matérias do ITA.

Abraços a todos!
Luiz Moreira
Luiz Moreira
Iniciante

Mensagens : 46
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

E as outras matérias? Como ficam? Empty Re: E as outras matérias? Como ficam?

Mensagem por Carlos Adir Dom 12 Out 2014, 14:09

Suponho que tu faças o seguinte: Estude as outras matérias também. Já te digo o porquê.

O nível ITA é colossal, sendo considerado por muitos(alunos, professores, entre diversas pessoas) como uma prova que exige bastante do vestibulando, e necessita de uma base grande para poder passar na prova.
Assim como não se sabe oque irá cair na prova, é a certeza de que irá passar ou não.
Meu ensino médio foi no ensino público. Com o mesmo sonho de passar em uma universidade militar(ITA,IME,AMAN, entre outros), corri atrás e imprimi 3 provas do ITA. Minha professora de física do colégio não conseguiu fazer nem a metade. Meu professor de matemática se saiu bem até, mas não o suficiente.

Ou seja, ao largar as outras matérias e estudar principalmente pro ITA, você está deixando algo seguro e menos vanglorioso por algo arriscado e bom. Os vestibulares tradicionais, envolvem também questões de física, quimica, matemática, portugues, além das humanas. Mas como tu queres um curso que envolvem exatas(se não quisesse nem falaria do ITA), então o peso das humanas não é tão grande quanto os das exatas.
Ruim seria se tu não conseguires passar no ITA, nem em uma que tem humanas no vestibular, não concordas? 

Se tu gosta mesmo de exatas, das matérias e tudo mais, faça as questões por hobby, por prazer. Pois se tu entrares no  ITA apenas porque queres prestígios(ou benefícios), é quase certeza que você não sairá de lá formado. 

O "famoso branco" não existe, e há comprovação disso. Isso se deve ao fato de que você não aprendeu sobre o assunto. O cérebro não é um computador, que precisa apagar alguns conhecimentos para adquirir outros.

Deste modo, estude as outras matérias também. Habitue-se a escrever corretamente textos.
Se gosta mesmo de exatas, estude por hobby, não pelo simples querer de passar no ITA porque é bom.

E converse com seus professores do seu colégio. Se forem como os que eu tinha, é quase certeza que eles não negarão ajuda a ti. Se tiver alguma dúvida, pergunte ao seu professor. Fique um pouco mais depois da aula de física para aprender alguns detalhes técnicos que são cobrados no ITA, mas não no vestibular tradicional.

____________________________________________
← → ↛ [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

E as outras matérias? Como ficam? Empty Re: E as outras matérias? Como ficam?

Mensagem por Luiz Moreira Dom 12 Out 2014, 14:33

Carlos Adir escreveu:O "famoso branco" não existe, e há comprovação disso. Isso se deve ao fato de que você não aprendeu sobre o assunto. O cérebro não é um computador, que precisa apagar alguns conhecimentos para adquirir outros.

kkk, eu tava meio que pirando quanto a isso, e realmente é besteira da minha mente. 

Valeu por responder, com certeza abriu minha visão.

Vou estar focando nas matérias da escola também a partir de agora.

Abraços e Boa sorte!
Luiz Moreira
Luiz Moreira
Iniciante

Mensagens : 46
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

E as outras matérias? Como ficam? Empty Re: E as outras matérias? Como ficam?

Mensagem por Carlos Adir Dom 12 Out 2014, 14:53

Detalhes adicionais:
Você não precisa pegar diretamente do ITA. Há uma grande variedade de vestibulares, alguns mais difíceis outros não.
E você pode justamente pegar questões de vestibulares caso você se considere bom o suficiente em tal matérias.
Por exemplo, eu aprendi 80% de tudo de cinemática, assim, eu pego os exercícios sobre cinemática. Se estiver fácil, eu pego provas de vestibulares tradicionais como de UFs(UFT,UFMA,UFPI,). Se ainda estiver fácil, então eu vou para vestibulares tradicionais um pouco mais difíceis como UFG, UnB, USP, Unicamp, UFRJ. Se ainda estiver fácil, eu pego questões de vestibulares mais profundos em exatas, como AMAN,IME, entre outros. Ai sim se ACABAREM as questões destes vestibulares, eu passo para as questões do ITA.
Lembre-se que existem professores, e acho que não te negarão ajuda em alguma questão que tu errares ou tiveres dúvidas. Além disso tem o fórum.
Disseram a mim que nada se consegue sozinho, portanto, busque orientação sobre como estudar, o que fazer. Não posso te dizer mais quanto ao método de estudo, pois nada sei sobre ti.

Outra coisa, não querendo ser chato, mas ainda sendo: Habitue-se a escrever corretamente. Embora ITA seja reconhecido pelas exatas, também tem prova de português e redação.
"Vou estar focando" --> Locução verbal com 3 verbos.
Pode-se facilmente trocar por:
"Focarei" --> Verbo focar -- Primeira pessoa do singular -- Futuro do presente do indicativo.
Ou ainda sim, podes trocar por:
"Terei foco"

PS: Estude, mas não se preocupe tanto para onde vai. Disseram para mim simplesmente estudar, e quando pintasse(na minha região isso significa aparecer) algum vestibular, eu inscrevia-me e então se passar em algum, ai sim escolheria para qual seguir. Isso economiza bastante tempo, além de não ocupar tanto a cabeça com a pressão "o que fazer agora?".

____________________________________________
← → ↛ [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

E as outras matérias? Como ficam? Empty Re: E as outras matérias? Como ficam?

Mensagem por Luiz Moreira Dom 12 Out 2014, 16:44

Obrigado, por estar me ajudando.

Até a próxima. Very Happy
Luiz Moreira
Luiz Moreira
Iniciante

Mensagens : 46
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

E as outras matérias? Como ficam? Empty Re: E as outras matérias? Como ficam?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos