PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Capacidade Elétrica (ITA)

2 participantes

Ir para baixo

Capacidade Elétrica (ITA) Empty Capacidade Elétrica (ITA)

Mensagem por numberbaby123 Qui 26 Jun 2014, 22:24

(ITA-SP) Numa experiência de laboratório, elétrons são emitidos por um filamento metálico F, com velocidade inicial praticamente nula, e são acelerados através da região I por uma diferença de potencial U1 de 25 . 103 V, aplicada entre F e a placa perfurada P. Eles emergem do furo da placa com velocidade horizontal e penetram na região II, onde são obrigados a atravessar o campo elétrico uniforme de um condensador, cujas placas têm comprimento l = 5,0 cm e estão separadas por uma distância d= 0,50 cm, conforme a figura. Qual é o máximo valor da ddp U2 entre as placas do condensador que ainda permite que algum elétron atinja a região III, onde não há campo elétrico? 

RESPOSTA: 1000 VOLTS.

Capacidade Elétrica (ITA) 10443729_909686525714591_1538931521_n
numberbaby123
numberbaby123
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 16/04/2014
Idade : 30
Localização : rio de janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Capacidade Elétrica (ITA) Empty Re: Capacidade Elétrica (ITA)

Mensagem por numberbaby123 Qui 26 Jun 2014, 22:47

Tenho um monte de dúvidas sobre esta questão, mas como diz o enunciado, na região II tem um campo elétrico uniforme entre as placas, então tentei achar U2 através da fórmula U=Ed onde o "d" é a distância percorrida pela carga que é exatamente o comprimento das placas, mas já na região I eu fico na dúvida sobre o campo elétrico, em como vou achá-lo de tal forma que eu possa relacionar ele com o campo da região II pra achar U2. E também não sei como vou usar a distância dada entre as placas da região II. A unica fórmula de capacitores que eu aprendi que se usa a distância entre as placas é C= εA/d
numberbaby123
numberbaby123
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 16/04/2014
Idade : 30
Localização : rio de janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Capacidade Elétrica (ITA) Empty Re: Capacidade Elétrica (ITA)

Mensagem por Euclides Qui 26 Jun 2014, 23:16

Velocidade ao chegar na perfuração em P:



ao penetrar entre as placas do condensador o elétron inicia um arco de parábola (análogo a um lançamento horizontal em gravidade) com velocidade horizontal v (calculada) e uma aceleração no sentido da placa positiva



o tempo necessário para percorrer a distância d entre as placas



ele tem esse tempo para percorrer o comprimento L das placas e entrar na região III


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Capacidade Elétrica (ITA) Empty Re: Capacidade Elétrica (ITA)

Mensagem por numberbaby123 Sex 27 Jun 2014, 08:01

Poo nada a ver com o que eu estava pensando... Enfim, muito obrigado mestre pela força, espero que esse fórum cresça mais e mais!
numberbaby123
numberbaby123
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 16/04/2014
Idade : 30
Localização : rio de janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Capacidade Elétrica (ITA) Empty Re: Capacidade Elétrica (ITA)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos