PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equação Logarítmica

2 participantes

Ir para baixo

Equação Logarítmica  Empty Equação Logarítmica

Mensagem por diolinho 9/1/2014, 10:57 am

Resolva a equação log (-x² + 6x)² = 0.

OBS.: Não tenho o gabarito, mas encontrei a seguinte solução {3 ±  22, 3 ±  10}, mas minha dúvida não está na resolução da equação, e sim na montagem da condição de existência, uma vez que fiquei com dúvida se a propriedade do "logaritmo da potência" deveria/poderia ser aplicada, i.e.

(i) para fazer a CE, devo/posso fazer (-x² + 6x)² > 0. Nesse caso todas as soluções citadas acima verificam a CE; ou

(ii) 2.log (-x² + 6x) = 0, e em seguida (-x² + 6x) > 0. Nesse caso, apenas as duas primeiras soluções citadas verificam esta CE.

diolinho
Jedi
Jedi

Mensagens : 415
Data de inscrição : 04/01/2013
Idade : 34
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equação Logarítmica  Empty Re: Equação Logarítmica

Mensagem por megatron0000 9/1/2014, 12:26 pm

Essa dúvida é muito legal, porque, na verdade, o problema está em um aspecto bem "besta":

Vamos supor a expressão .

Se eu a coloco para você e peço quais são os valores que x poderia assumir, você olharia para o x ao quadrado, veria que ele é sempre positivo (a não ser quando x=0), e diria que x pode ser qualquer número real a não ser o zero. E é verdade...

Agora, se eu resolvesse colocar a expressão e fizesse a mesma pergunta, você me diria que x só pode ser positivo. Também é verdade !

A questão é que a igualdade das 2 expressões acima, ou seja, , só é verdadeira se ambos os lados da equação estão definidos. Se x é negativo, por exemplo, essa igualdade é falsa.

Os valores que x pode assumir, portanto, dependem da forma em que a expressão vem escrita na questão.

megatron0000
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 26
Localização : são paulo, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos