PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST 2008

2 participantes

Ir para baixo

FUVEST 2008 Empty FUVEST 2008

Mensagem por pirilo Seg 05 Ago 2013, 16:25

http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/fuvest/2008_2fase/1dia/FUVEST2008_2fase_1dia_prova.pdf

A redação é a ultima parte.

                               Internet: Explosão de informação

    Desde o início da história da humanidade a informação era um privilégio dos que detinham grande poder econômico. Hoje é um direito de um cidadão no século XXI.
    Com a criação do micro-computador por Bill Gates, a informação está sendo disseminada pelos quatro cantos do mundo pela internet. Onde qualquer "internalta" pode divulgar determinado assunto por meio de "sites".
    Muitos professores deixaram de dar aulas em escolas para ensinar suas matérias em vídeo-aulas, como o professor Paulo Jubilut no site "Biologia Total" e Nerckie com o "Vestibulandia", publicado pelo jornal Estado de São Paulo. Por meio dessas ações altruístas ensinam biologia e matemática para milhares de estudantes que não receberam uma educação de qualidade.
    Porém com essa explosão de conteúdo o número de informações dúvidosas é muito grande, pois qualquer um pode postar fatos sem base científica e de maneira anônima.
    Dado isso, é necessário que exista um código eletrônico que os assuntos abordados em tal site sejá coerente e que possa ser pesquisado por algum orgão do governo, para comprovar a legitimidade da informação contida no código. Com isso trazendo a informação para todos e de maneira segura.

pirilo
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 13/06/2013
Idade : 35
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2008 Empty Re: FUVEST 2008

Mensagem por Euclides Seg 05 Ago 2013, 17:28

você escreveu: Com a criação do micro-computador por Bill Gates
ÔOPa!!!! Erro grave. Bill Gates não projetou nem construiu computadores. O primeiro computador pessoal foi criado pela Apple de Steve Jobs.

Tá meio "fraquinha" revelando que o assunto não foi pensado solidamente.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2008 Empty Re: FUVEST 2008

Mensagem por pirilo Ter 06 Ago 2013, 14:51

Muito obrigado pelo comentário mestre Euclides Very Happy.
 Não sabia que foi o Steve Jobs que criou. Gostaria de fazer uma pergunta. Por que o assunto não foi pensado solidamente?? Não entendi onde errei.

pirilo
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 13/06/2013
Idade : 35
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2008 Empty Re: FUVEST 2008

Mensagem por Euclides Ter 06 Ago 2013, 17:16

Olá pirilo,

bem, antes de mais nada, trata-se apenas da opinião de um leitor que avalia as informações que recebeu através do texto:

1- a democratização da informação
2- "Bill Gates inventou o computador pessoal"
3- muitos professores trocaram a sala de aula pela rede
4- há muita informação de procedência duvidosa
5- o governo deveria ser avalista das informações divulgadas na rede

Acho que houve um tratamento superficial da natureza na internet. Sua estrutura essencialmente caótica e sem possibilidades de cerceamento ou intervenção por parte de autoridades é que a torna democrática e livre. Como em todas as épocas o cidadão precisa aprender como filtrar as informações recebidas.

Há uma analogia entre o surgimento da imprensa (Gutenberg ~ 1439) e o da internet. Ambos multiplicaram o acesso à informação de maneira explosiva e mudaram o mundo de forma irreversível. Cada avanço tecnológico nos meios de comunicação tem o potencial dessa transformação.

As recentes manifestações desde as da praça Tahir, no Egito, até as que varreram as ruas das nossas cidades foram planejadas nas redes sociais em tempo real.

Enfim, acho que foi um texto muito sintético que reproduziu muitos lugares-comuns. O erro na informação sobre a invenção do computador pessoal pesa muito.A sugestão de que algum órgão governamental deva referendar ("comprovar a legitimidade") as informações veiculadas na rede é ingênua, por inviável.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2008 Empty Re: FUVEST 2008

Mensagem por pirilo Ter 06 Ago 2013, 21:25

Muito obrigado Euclides, isso me ajudou muito. Agora entendi o que errei e como errei.

pirilo
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 13/06/2013
Idade : 35
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2008 Empty Re: FUVEST 2008

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos