PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resolvendo um triângulo de duas formas

Ir para baixo

Resolvendo um triângulo de duas formas Empty Resolvendo um triângulo de duas formas

Mensagem por pteixeira1089 Qui 21 Mar 2013, 23:28

Seja um triângulo retângulo de vértices ABH com as seguintes medidas:
lado a (oposto ao vértice A) = x
lado h (oposto ao vértice H) =
lado b (oposto ao vértice B) =

Sabe-se também que o lado h é a hipotenusa deste triângulo. Então, resolvendo este triângulo pelo teorema de pitágoras, temos



Por outro lado, resolvendo este triângulo pela lei dos cossenos, obtemos o seguinte:



Perceberam que dá diferente o valor de x, dependendo do método que eu uso para resolver esse triângulo? Pois é, a pergunta veio do vestibular da Fuvest 2012 - é a questão 67 da prova V. Eu primeiro pensei em resolver usando o método dos cossenos, mas vi que não tinha a alternativa correta. Então, percebi que se tratava de um triângulo retângulo e fui por pitágoras, e aí deu certo (ou seja, a primeira resolução fornece a resposta correta). Quero mesmo é saber por que não posso resolver usando métodos dos cossenos. Por que dá errado? O que eu estou deixando passar? Sei que o método dos cossenos vale para qualquer triângulo. Deveria, portanto, funcionar para esse...

obs.: tentei inserir os cálculos usando os links que vocês fornecem na barra ao lado (codecogs), mas deu que não tenho permissão para postar links externos... espero que o pessoal entenda latex....


Última edição por JoaoGabriel em Sex 22 Mar 2013, 00:17, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Inserir o latex - cole sempre o código HTML, não a equação digitada)

pteixeira1089
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 35
Localização : Espírito Santo do Pinhal, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos