PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre indução eletrostática

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre indução eletrostática  Empty Dúvida sobre indução eletrostática

Mensagem por Eduardo JS Qua 30 Jan 2013, 15:55

Olá.

A indução eletrostática pode ocorrer entre dois objetos eletrizados ? Sempre leio os conceitos falarem de um objeto eletricamente neutro que será induzido por um indutor eletrizado. Mas esse fenômeno não pode ocorrer entre dois corpos eletrizados ?

Agradeço o espaço.

Eduardo JS
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 31
Localização : Maranhão, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre indução eletrostática  Empty Re: Dúvida sobre indução eletrostática

Mensagem por Euclides Qua 30 Jan 2013, 16:28

Dois corpos eletrizados representam cargas elétricas. Ou se atraem, ou se repelem. A indução é um processo de eletrização, isto é, aparecimento de carga diferenciada onde não havia.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre indução eletrostática  Empty Re: Dúvida sobre indução eletrostática

Mensagem por Eduardo JS Qua 30 Jan 2013, 16:54

Mestre Euclides

E em um eletroscópio de folhas já eletrizado, usado para descobrir o sinal da carga elétrica de outro corpo. Ocorre a movimentação de elétrons dentro desse eletroscópio , fazendo as folhas se aproximarem ou se afastarem ainda mais ( já que como o eletroscópio já está eletrizado as folhas estão abertas). Essa movimentação de elétrons no eletroscópio eletrizado ao ser aproximado de outro corpo eletrizado é uma indução eletrostática ? No livro que estou lendo eu entendi que não é preciso ocorrer eletrização durante uma indução eletrostática. Desculpe se não entendi.

Obrigado .

Eduardo JS
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 31
Localização : Maranhão, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre indução eletrostática  Empty Re: Dúvida sobre indução eletrostática

Mensagem por Euclides Qua 30 Jan 2013, 17:22

O que ocorre no eletroscópio é o fenômeno da atração ou repulsão. As cargas migram para as lâminas (repelidas) ou escoam das lâminas (atraídas). Não surge carga nova induzida.

Uma indução eletrostática é uma separação momentânea das cargas no corpo induzido (que por isso deve ser um condutor).

Talvez o vídeo abaixo ajude.

https://pir2.forumeiros.com/t28976-eletrostatica-processos-de-eletrizacao#99528

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre indução eletrostática  Empty Re: Dúvida sobre indução eletrostática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos