PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFCG - PB) - Questão de Função do primeiro grau

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido (UFCG - PB) - Questão de Função do primeiro grau

Mensagem por williamminerva2003 Sáb Nov 18 2023, 10:25

Pessoal eu tentei resolver essa questão durante horas, de inúmeras formas, mas sem sucesso. Não encontrei na internet nenhuma resolução dela, mas o gabarito do livro é letra A)

Deixei em anexo a foto da questão mas irei também reproduzi-la aqui abaixo. Para mim essa questão é bem difícil porque sou um mero mortal, se alguém puder explicar o passo a passo eu ficaria muito grato. OBS:  confused adm se eu cometi algum erro aqui na criação desse tópico é minha primeira vez criando Sad kkk

(UFCG - PB) Dois amigos, Marcos e Paulo, apostaram juntos na loteria e ganharam uma quantia Q. Foi combinado que Paulo receberia o dinheiro em sua conta bancária e depois faria uma transferência para a conta de Marcos. Referente a taxas e impostos, Paulo deve pagar y% do valor a ser transferido. Determine, em função de y e Q, o valor que Paulo deve transferir de modo que ambos fiquem com a mesma quantia do prêmio.


A) 100/200+y Q (GABARITO)

B) 
200+y/100 Q

C) 
y/100 Q

D) 
202/100y Q

E) 
200+y²/100 Q

Não sei se ficou muito visível mas o Q está multiplicando uma fração.


Última edição por williamminerva2003 em Sáb Nov 18 2023, 12:17, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Editei porque eu li nas regras do fórum que não basta apenas colocar o gabarito, mas sim todas as outras alternativas)
williamminerva2003
williamminerva2003
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/11/2023
Idade : 21
Localização : Ouro Branco - Alagos

Zeroberto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UFCG - PB) - Questão de Função do primeiro grau

Mensagem por Leonardo Mariano Sáb Nov 18 2023, 11:29

O valor Q foi recebido na conta de Paulo, ele irá realizar uma transferência de valor V para a conta de Marcos, e pagará uma taxa de y% sobre esse valor transferido.
Logo, o montante final de Paulo será:
[latex] Paulo: \:\:Q - V - \frac{y}{100}V [/latex] (y% de V = yV/100)
Já Marcos receberá o valor V em sua conta, portanto, igualando as duas quantias:
[latex] Q - V - \frac{y}{100}V = V\rightarrow 2V + \frac{y}{100}V=Q\rightarrow \frac{V(200 + y)}{100}=Q \\ \\ \therefore V=Q\frac{100}{200 + y} [/latex]
Creio que seja isso.
Leonardo Mariano
Leonardo Mariano
Monitor
Monitor

Mensagens : 522
Data de inscrição : 11/11/2018
Idade : 22
Localização : Criciúma/SC

williamminerva2003 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UFCG - PB) - Questão de Função do primeiro grau

Mensagem por williamminerva2003 Sáb Nov 18 2023, 12:12

Leonardo Mariano escreveu:O valor Q foi recebido na conta de Paulo, ele irá realizar uma transferência de valor V para a conta de Marcos, e pagará uma taxa de y% sobre esse valor transferido.
Logo, o montante final de Paulo será:
[latex] Paulo: \:\:Q - V - \frac{y}{100}V [/latex] (y% de V = yV/100)
Já Marcos receberá o valor V em sua conta, portanto, igualando as duas quantias:
[latex] Q - V - \frac{y}{100}V = V\rightarrow 2V + \frac{y}{100}V=Q\rightarrow \frac{V(200 + y)}{100}=Q \\ \\ \therefore V=Q\frac{100}{200 + y} [/latex]
Creio que seja isso.

Maaano do céu, muito obrigado! Não acredito que fiquei 5h nessa questão, quando vi sua resolução observei o quãaaao simples é (me senti um animal) essa questão kkkkkkkkkkkkk! Quando comecei a questão eu tinha pensado também na primeira vez em usar um valor V, mas depois pensei que não teria como porque no gabarito não tinha essa alternativa com outra incógnita, daí assumi que V = Q/2 mas percebi que esse meu raciocínio está incorreto uma vez que se fosse Q/2 sempre ficará desigual, deveria ser um valor V igual você usou. Outra coisa também é que é uma função de V, por isso não aparece nas alternativas. Muito obrigado mesmo!
williamminerva2003
williamminerva2003
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/11/2023
Idade : 21
Localização : Ouro Branco - Alagos

Leonardo Mariano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UFCG - PB) - Questão de Função do primeiro grau

Mensagem por Leonardo Mariano Sáb Nov 18 2023, 12:37

Kkkkkkkkkkkkkkk, faz parte, as vezes um raciocínio inicial deixa a gente preso na questão por umas horas, mas o importante é que deu certo  cheers.
Leonardo Mariano
Leonardo Mariano
Monitor
Monitor

Mensagens : 522
Data de inscrição : 11/11/2018
Idade : 22
Localização : Criciúma/SC

williamminerva2003 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UFCG - PB) - Questão de Função do primeiro grau

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos