PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perímetro da seção de um cubo - Aref

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Perímetro da seção de um cubo - Aref Empty Perímetro da seção de um cubo - Aref

Mensagem por Zeroberto Seg 23 Out 2023, 19:16

É dado um cubo \(ABCD A_1 B_1 C_1 D_1\), com aresta a. Sobre a resta \(C_1 D_1\) toma-se um ponto L, com \( C_1 L = \frac{3a}{4} \); sobre a aresta \(A_1 B_1\) toma-se o ponto M, com \( A_1 M = \frac{a}{2} \); sobre a aresta \( BB_1\), toma-se o ponto N, com \(B_1 N = \frac{a}{4} \). Calcule o perímetro da seção determinada no cubo, por um plano conduzido pelos pontos L, M e N.

\(Gabarito: 2p = \frac{a}{8} (2\sqrt17 + 5\sqrt5 + \sqrt65) \)
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Perímetro da seção de um cubo - Aref Empty Re: Perímetro da seção de um cubo - Aref

Mensagem por Giovana Martins Seg 20 Nov 2023, 15:28

Perímetro da seção de um cubo - Aref Scree329


Perímetro da seção de um cubo - Aref Scree330

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7705
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Zeroberto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Perímetro da seção de um cubo - Aref Empty Re: Perímetro da seção de um cubo - Aref

Mensagem por Giovana Martins Seg 20 Nov 2023, 15:31

Inicialmente, vou deixar uma imagem do problema para quem queira tentar algo (sendo bem sincera, estou com uma preguicinha para tentar resolver problema ...).

Se ninguém mexer no problema, em algum momento eu tento postar algo.

A princípio, descobrir o comprimento do segmento NE vai ser um pouquinho chato.

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7705
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Zeroberto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Perímetro da seção de um cubo - Aref Empty Re: Perímetro da seção de um cubo - Aref

Mensagem por Medeiros Seg 20 Nov 2023, 16:31

Giovana,
estou com este problema atravessado desde que ele foi postado.

Não tenho tido muito tempo contínuo para dedicar e o tenho deixado meio de lado. Minha dificuldade, aliás a única da questão, é obter a posição exata do ponto E (seu desenho). Você o jogou no meio da aresta, parece um bom palpite mas fico imaginando que talvez possa ser numa divisão de 3/4 ou 3/8, não sei, ainda não fiz qualquer cálculo a esse respeito.

Só o que fiz até agora são alguns esboços para encontrar o melhor desenho -- a partir de um bom desenho posso começar a trabalhar. O seu desenho é diferente de todos os meus esboços e me parece o melhor até agora.

Aguardo sua resolução.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Giovana Martins e Zeroberto gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Perímetro da seção de um cubo - Aref Empty Re: Perímetro da seção de um cubo - Aref

Mensagem por Giovana Martins Seg 20 Nov 2023, 16:37

Medeiros escreveu:
Giovana,
estou com este problema atravessado desde que ele foi postado.

Não tenho tido muito tempo contínuo para dedicar e o tenho deixado meio de lado. Minha dificuldade, aliás a única da questão, é obter a posição exata do ponto E (seu desenho). Você o jogou no meio da aresta, parece um bom palpite mas fico imaginando que talvez possa ser numa divisão de 3/4 ou 3/8, não sei, ainda não fiz qualquer cálculo a esse respeito.

Só o que fiz até agora são alguns esboços para encontrar o melhor desenho -- a partir de um bom desenho posso começar a trabalhar. O seu desenho é diferente de todos os meus esboços e me parece o melhor até agora.

Aguardo sua resolução.

Então, eu também já peguei para fazer esta questão em algum outro momento, mas fiquei com preguiça de tentar achar esse comprimento, mas no pouco que vi, me parece que vai dar um pouquinho de trabalho, daí como tem que fazer algumas construções não consegui mexer tanto assim.

A propósito, não foi minha intenção supor que o ponto E está na metade do segmento. Foi meio sem querer já que eu fiz o desenho sem usar escala. Só fui colocando os pontos no Geogebra e construindo.

Ainda não tenho uma resolução, mas vou tentar propor algo. Se eu conseguir eu posto.

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7705
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Medeiros e Zeroberto gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Perímetro da seção de um cubo - Aref Empty Re: Perímetro da seção de um cubo - Aref

Mensagem por petras Seg 20 Nov 2023, 17:16

Giovana Martins escreveu:
Perímetro da seção de um cubo - Aref Scree329


Perímetro da seção de um cubo - Aref Scree330

Aproveitando o desenho da Giovana teremos

[latex]\triangle MNB1:MN^2=(\frac{a}{4})^2+(\frac{a}{2})^2 \implies \boxed{MN = \frac{a\sqrt5}{4}}\\ MO \perp D_1C_1 (O \in D_1C_1)\implies \triangle MLO: LM^2 = a^2+(\frac{a}{4})^2 \implies \boxed{LM=\frac{a\sqrt{17}}{4}}\\ \triangle MB_1N \sim \triangle LC_1E :\\ C1E.\frac{a}{2}=\frac{a}{4}.\frac{3a}{4} \therefore C_1E = \frac{3a}{8}\\ \triangle LC_1E: LE^2 = (\frac{3a}{4})^2+(\frac{3a}{8})^2 \therefore \boxed{LE =\frac{3a\sqrt5}{8} }\\ P \perp C_1E:(P \in C_1E) \implies \triangle NPE: NE^2 = a^2+(\frac{3a}{8}-\frac{a}{4})^2 \therefore \boxed{NE=\frac{a\sqrt65}{8}}\\ 2p =\frac{a\sqrt5}{4} +\frac{3a\sqrt5}{8}+\frac{a\sqrt{17}}{4}+\frac{a\sqrt{65}}{8}=\\ \frac{5a\sqrt5}{8}+\frac{a\sqrt{17}}{4}+\frac{a\sqrt{65}}{8}=\boxed{\frac{a}{8}(5\sqrt5+2\sqrt{17}+\sqrt{65})} [/latex]

____________________________________________
Perímetro da seção de um cubo - Aref Profis10
_______________________________
              "Ex nihilo nihil fit"

petras
Monitor
Monitor

Mensagens : 2062
Data de inscrição : 10/06/2016
Idade : 58
Localização : bragança, sp, brasil

Medeiros, Giovana Martins e Zeroberto gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Perímetro da seção de um cubo - Aref Empty Re: Perímetro da seção de um cubo - Aref

Mensagem por Medeiros Seg 20 Nov 2023, 19:01

Pretas,
não imagino com base em quê você concluiu que o triângulo LC1E é semelhante ao MB1B; acho que foi um ato de coragem.

Em todo o caso, é verdade pois resolvi usando geometria analítica (ferramenta que evito usar) e realmente C1E = (3/Cool.a.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Giovana Martins e Zeroberto gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Perímetro da seção de um cubo - Aref Empty Re: Perímetro da seção de um cubo - Aref

Mensagem por Giovana Martins Seg 20 Nov 2023, 20:31

Eu também não consegui pegar a ideia de como os triângulos são semelhantes.

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7705
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Zeroberto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Perímetro da seção de um cubo - Aref Empty Re: Perímetro da seção de um cubo - Aref

Mensagem por petras Ter 21 Nov 2023, 00:36

Medeiros escreveu:Pretas,
não imagino com base em quê você concluiu que o triângulo LC1E é semelhante ao MB1B; acho que foi um ato de coragem.

Em todo o caso, é verdade pois resolvi usando geometria analítica (ferramenta que evito usar) e realmente C1E = (3/Cool.a.

Pode ter sido coragem demais...rsss

Vou pensar com mais cuidado o porque da retas serem paralelas ...


Última edição por petras em Ter 21 Nov 2023, 00:48, editado 1 vez(es)

____________________________________________
Perímetro da seção de um cubo - Aref Profis10
_______________________________
              "Ex nihilo nihil fit"

petras
Monitor
Monitor

Mensagens : 2062
Data de inscrição : 10/06/2016
Idade : 58
Localização : bragança, sp, brasil

Giovana Martins e Zeroberto gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Perímetro da seção de um cubo - Aref Empty Re: Perímetro da seção de um cubo - Aref

Mensagem por Medeiros Ter 21 Nov 2023, 00:46

petras escreveu:Pode ter sido coragem demais...rsss

Mas sendo MN || LE e  B1N || C1E não teríamos o ângulo MNB1 congruente com  LEC1?
Grato pela atenção da resposta, Petras.

Mas aí é que está o ponto que me enrosca: como podemos garantir que LE // MN se não sabemos ainda onde está o ponto E? Pois é justamente a posição do ponto E que desejamos descobrir, depois fica fácil.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Giovana Martins e Zeroberto gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Perímetro da seção de um cubo - Aref Empty Re: Perímetro da seção de um cubo - Aref

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos