PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

isomeria optica

2 participantes

Ir para baixo

isomeria optica  Empty isomeria optica

Mensagem por ireidrav Seg 21 Ago 2023, 11:38

Colegas gostaria de pedir ajuda sobre a teoria da isomeria óptica. Nao tenho uma questao especifica pra elucidar mas vou tentar explicar bem minha dúvida.

Quando um composto se forma, por exemplo quando criaram o lsd, ele tem um isomero, esse isomero se forma automaticamente junto? Tipo nao existe uma “original” oque formou é tudo isômero entre si?

ireidrav
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 12/07/2023

Ir para o topo Ir para baixo

isomeria optica  Empty Re: isomeria optica

Mensagem por Zeroberto Seg 21 Ago 2023, 16:29

Acho que entendi sua pergunta. Você quis perguntar se, quando um composto desses é formado, se não existe um que seja "aquele que origina outros isômeros", isso? Tipo um único/primeiro?

Se for isso, gostaria que alguém confirmasse minha resposta ou complementasse, pois não tenho certeza. 
Acredito que são formados todos meio juntos, sim. Mas, certamente, dependendo da reação e das condições fornecidas, haverão produtos mais formados que outros, chamados de majoritários. Dependendo da questão, ele só mostra o produto majoritário, mas com certeza os demais são formados, só não foram mostrados pela quantia bem baixa ou realmente não serão úteis para o exercício proposto.
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

isomeria optica  Empty Re: isomeria optica

Mensagem por ireidrav Ter 22 Ago 2023, 08:59

Obrigada pela educação em responder amigo! Sua resposta me clareou um pouco a cabeça!

Entao quando a questao da um composto e pergunta quantos isomeros ele tem, o composto que eles ja deram entra na conta tambem? Por que em relação aos outros ele é um isomero diferente tambem.

Nao consigo entender se existe um que é meio o original


ireidrav
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 12/07/2023

Ir para o topo Ir para baixo

isomeria optica  Empty Re: isomeria optica

Mensagem por Zeroberto Ter 22 Ago 2023, 12:03

ireidrav escreveu:Obrigada pela educação em responder amigo! Sua resposta me clareou um pouco a cabeça!

Entao quando a questao da um composto e pergunta quantos isomeros ele tem, o composto que eles ja deram entra na conta tambem? Por que em relação aos outros ele é um isomero diferente tambem.

Nao consigo entender se existe um que é meio o original

Imagina! Peço desculpas por não conseguir dar uma resposta mais estruturada, mas realmente esses detalhes da isomeria óptica ainda me pegam nas questões kkkkkk.

Em relação a sua pergunta, normalmente quando a questão dá um composto, ela pode dar na forma toda plana ou na representação tridimensional, indicando quem está na frente, atrás, etc. Até onde já fiz nas questões, se ela dava na forma plana, basicamente aquele composto era um "composto genérico", então ele não era um original nem nada, era apenas um composto para identificarmos que havia assimetria e então identificá-lo como constituinte de atividade óptica, ou seja, era só dizer se possuía isomeria óptica ou não. Caso ele perguntasse os isômeros, indicar a quantidade já bastava, afinal, a representação que ele deu era plana, então não fazia sentido ele ser o "original", já que não possui tridimensionalidade alguma do jeito que foi representado. Entendeu?

Agora se a questão dava um composto "tridimensionalizado", e perguntava seus isômeros, por exemplo, ao fazer a contagem, aquele que ele indica na figura já está dentro dos cálculos. Ou seja: se a questão deu um composto desse jeito tridimensional, e pergunta quantos isômeros ópticos existem, aquele que ele deu já é um dos isômeros. 

Ficou meio confuso, mas pode mandar mais dúvidas.

Novamente, se alguém puder complementar a resposta, agradeceria.
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

isomeria optica  Empty Re: isomeria optica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos