PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corrente/Tensão Induzida por imã

2 participantes

Ir para baixo

Corrente/Tensão Induzida por imã Empty Corrente/Tensão Induzida por imã

Mensagem por Spawn* Qui 13 Abr 2023, 01:09

Em um experimento, um ímã percorre a trajetória reta AB, com velocidade constante, atravessando uma espira metálica conectada a um voltímetro, como mostra a Figura abaixo.

Corrente/Tensão Induzida por imã Pv111

A voltagem indicada pelo voltímetro ao longo da trajetória do ímã é aproximadamente representada pelo seguinte gráfico:

Corrente/Tensão Induzida por imã Pv210


Resposta:


Leiam meu raciocínio na resposta e me expliquem por favor.

Spawn*
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 29
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente/Tensão Induzida por imã Empty Re: Corrente/Tensão Induzida por imã

Mensagem por Elcioschin Qui 13 Abr 2023, 09:41

Corrente/Tensão Induzida por imã Aima10
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71864
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Spawn* gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente/Tensão Induzida por imã Empty Re: Corrente/Tensão Induzida por imã

Mensagem por Spawn* Qui 13 Abr 2023, 18:19

Elcioschin escreveu:Corrente/Tensão Induzida por imã Aima10


Elcio, resumindo:

Se bem entendi, você quis dizer que o campo magnético interno do imã é que faz a corrente ter sentido anti-horário, ao passar por dentro da espira como você representou, ou seja, de A para B. Aplicando a regra da mão direita teremos corrente induzida anti-horária.

Após a passagem do irmã, tem-se o seu afastamento e a inversão de polaridade pelo efeito da Lei de Lenz que a corrente tende a se opor à variação?

Spawn*
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 29
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente/Tensão Induzida por imã Empty Re: Corrente/Tensão Induzida por imã

Mensagem por Elcioschin Qui 13 Abr 2023, 18:56

Sim.
Apenas uma correção: a linha de campo magnético que atravessa a espira é a linha externa ao imã, parte da linha abaixo da reta AB: você pode ver que ela cruza os fios da espira
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71864
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Spawn* gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente/Tensão Induzida por imã Empty Re: Corrente/Tensão Induzida por imã

Mensagem por Spawn* Qui 13 Abr 2023, 19:42

Elcioschin escreveu:Sim.
Apenas uma correção: a linha de campo magnético que atravessa a espira é a linha externa ao imã, parte da linha abaixo da reta AB: você pode ver que ela cruza os fios da espira

Isso que confunde minha cabeça um pouco... na sua representação é apenas uma linha de campo, mas na realidade são centenas de milhares. Ao menos que admita-se que a espira seja totalmente justa ao imã (e mesmo assim... afinal a espira é redonda e o imã não) eu já levo pro lado técnico que terão linhas de campo que irão passar tanto pelo lado externo da espira tangenciando o fio como você desenhou, como outras que irão passar pelo lado interno entre a espira e o imã, e que neste caso, se não estou enganado, acarretaria numa corrente induzida de sentido horário.

Me dê mais dicas de interpretação mestre kkkk

Spawn*
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 29
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente/Tensão Induzida por imã Empty Re: Corrente/Tensão Induzida por imã

Mensagem por Elcioschin Qui 13 Abr 2023, 21:42

Exatamente por serem infinitas linhas de campo, eu representei apena uma. E basta uma, para entender a questão.

A parte inferior da linha de campo magnético poderia também passar dentro da espira circular. Isto é, esta parte inferior (vermelha) poderia passar entre o fio horizontal do polo - do voltímetro e o próprio imã. Isto confere com o que vc disse.

Para descobrir o sentido da corrente na figura:

1) Estique o polegar direito, sobre o imã, apontando no sentido do campo, dentro do imã ---> S ---> N

2) Os demais 4 dedos, encurvados, indicarão o sentido da corrente na espira circular: saindo da tela e entrando no polo + do voltímetro
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71864
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente/Tensão Induzida por imã Empty Re: Corrente/Tensão Induzida por imã

Mensagem por Spawn* Sex 21 Abr 2023, 15:06

Elcioschin escreveu:Exatamente por serem infinitas linhas de campo, eu representei apena uma. E basta uma, para entender a questão.

A parte inferior da linha de campo magnético poderia também passar dentro da espira circular. Isto é, esta parte inferior (vermelha) poderia passar entre o fio horizontal do polo - do voltímetro e o próprio imã. Isto confere com o que vc disse.

Para descobrir o sentido da corrente na figura:

1) Estique o polegar direito, sobre o imã, apontando no sentido do campo, dentro do imã ---> S ---> N

2) Os demais 4 dedos, encurvados, indicarão o sentido da corrente na espira circular: saindo da tela e entrando no polo + do voltímetro

Elcio, desculpe minha ignorância. Retornei aqui tendo o trabalho de desenhar pois respeito muito seu conhecimento e quero continuar discutindo essa questão.

Observe o desenho que refiz:

Corrente/Tensão Induzida por imã Imzema11


Considerando que as linhas de campo do imã estão representadas em vermelho e que as linhas de campo do campo magnético da corrente induzida na espira estão representadas em azul, o senhor não concorda que de acordo com a lei de Lenz o sentido de corrente na espira deve ser, olhando de B para A no sentido horário, conforme representado em verde? E que neste caso a corrente flui então do Positivo (+) para Negativo (-) ?


Afinal, a Lei de Lenz diz que a corrente induzida produz um campo magnético que se opõe ao campo magnético que está lhe dando origem. Como as linhas de campo do imã apontam em sentido de B, as linhas de campo induzidas devem apontar em sentido de A. Respeitando a Lei de Lenz, durante a aproximação do imã a corrente deve ser a indicada em verde. Por isso insisto no Gabarito Letra C!



Spawn*
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 29
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente/Tensão Induzida por imã Empty Re: Corrente/Tensão Induzida por imã

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos