PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar em livros digitais...

3 participantes

Ir para baixo

Estudar em livros digitais... Empty Estudar em livros digitais...

Mensagem por RenatoLenon Seg 12 Dez 2022, 19:32

Olá. Preciso muito da opinião de vocês.

Por várias questões decidi estudar esse ano usando livros digitais, ou seja, PDFs, sendo que 2/3 de todo meu material a ser utilizado para estudos estará neste universo.

Meu método de estudo preferido envolve escrever, rabiscar, fazer flechas e etc NA PÁGINA do material que, nas maiorias das vezes, era impresso - especialmente em Física, Química e Biologia. E esta questão relacionada a poder desenhar e trabalhar com "rabiscos" no texto é o core da problemática.

Com esta mudança para mídia digital, entretanto, estou com dúvidas quanto a como farei para continuar com a qualidade do meu estudo utilizando o modo acima mencionado. Devo comprar uma mesa digitalizadora para poder escrever, desenhar e trabalhar com o material online como quero? Não consigo fazer isso com o mouse, talvez por ser canhoto (??). Lembrando que usarei os poucos recursos que ganharei neste Natal para isso.

Aceito não apenas sugestões e opiniões quanto ao ponto da mesa digitalizadora, quanto também sobre outras questões envolvendo o estudo de e-books. Sou um livro em branco disposto a ter ideias escritas nas minhas folhas (poético, né?) Smile
RenatoLenon
RenatoLenon
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/12/2022
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar em livros digitais... Empty Re: Estudar em livros digitais...

Mensagem por catwopir Seg 12 Dez 2022, 19:55

Aoba!

Quando comecei nos estudos, comprei uma mesa pra me auxiliar(Eu preenchia um caderno inteiro em 2 meses, achei melhor uma mesa pra não ficar gastando dinheiro com caneta/caderno.) Minha preparação inteira foi por PDF.

Particularmente eu não curto ficar rabiscando, prefiro ler o texto, reescrever com minhas palavras e fazer exercícios, a mesa me ajudou muito nisso, pois como há o ctrl+z não é necessário ficar usando borracha e sujando a folha. Mas no seu caso, comprar uma mesa poderia ajudar ainda mais, visto que há programas que é possível marcar pdf's(Drawboard PDF é um exemplo), somado com o fato de economizar com matérias.

 No finalzinho desse ano, quando me preparava pra UERJ, peguei um enjoo de usar a mesa pra estudos, apenas comecei a usar pra desenho, mas pelo que você descreveu, temos gostos diferentes, contudo uma coisa é certa, mesmo não usando a mesa é extremamente útil. 

Uma pergunta: tem alguma prova específica e algum material que você tá de olho?
catwopir
catwopir
Fera
Fera

Mensagens : 538
Data de inscrição : 08/08/2021
Idade : 21

RenatoLenon gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar em livros digitais... Empty Re: Estudar em livros digitais...

Mensagem por RenatoLenon Seg 12 Dez 2022, 20:24

catwopir escreveu:Aoba!

Quando comecei nos estudos, comprei uma mesa pra me auxiliar(Eu preenchia um caderno inteiro em 2 meses, achei melhor uma mesa pra não ficar gastando dinheiro com caneta/caderno.) Minha preparação inteira foi por PDF.

Particularmente eu não curto ficar rabiscando, prefiro ler o texto, reescrever com minhas palavras e fazer exercícios, a mesa me ajudou muito nisso, pois como há o ctrl+z não é necessário ficar usando borracha e sujando a folha. Mas no seu caso, comprar uma mesa poderia ajudar ainda mais, visto que há programas que é possível marcar pdf's(Drawboard PDF é um exemplo), somado com o fato de economizar com matérias.

 No finalzinho desse ano, quando me preparava pra UERJ, peguei um enjoo de usar a mesa pra estudos, apenas comecei a usar pra desenho, mas pelo que você descreveu, temos gostos diferentes, contudo uma coisa é certa, mesmo não usando a mesa é extremamente útil. 

Uma pergunta: tem alguma prova específica e algum material que você tá de olho?

Oi, catwopir!!
Esse feedback é muito importante pra mim.
Eu gosto muito de escrever com minhas palavras também. Aprendi isso lendo Pierluigi Piazzi - que considero uma das 10 pessoas que mais influenciaram minha vida até o momento.

Minha técnica, no que se refere ao estudo em livros, envolve aquela do SQ3R (1) e, posteriormente, um resumo feito com palavras chaves envolvendo questões mais conceituais e fundamentais do que acabei de ler (2). No momento 1 é que costumo fazer todos os rabiscos, desenhos e etc...

Portanto, você acredita que a mesa é útil. Penso o mesmo quando imagino a quantidade de papel que teria de gastar apenas com algumas anotações marginais que vão se acumulando Smile  Sua opinião influenciará muito minha decisão, muito obrigado pelo tempo que tomou para isso..

Ah, quanto à prova e material, estou me preparando para provas da Vunesp, especificamente da FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília)... mas estou em dúvida se focarei nesta ou na UNESP Botucatu. Por serem ambas da mesma banca, não estou perdendo muito por estudar mais amplamente e "genericamente" para a Vunesp - espero que não -, e tenho até mais ou menos o fim do ano que vem para escolher.

Sobre o material, usarei os seguintes livros:
- Biologia moderna, de Amabis e Martho (tenho os vol. 2 e 3 impresso, e o 1 digital).
-Biologia de Cambell, digital, para me aprofundar em alguns assuntos que acho importantes ou que gosto.

- Os Fundamentos da Física, Ramalho e amigos... (todos os 3 vol. digitais)
- Física Conceitual, de Paul Lewitt, para alguns assuntos que tenho mais dificuldade se não entender bem a base dos conceitos.

- Química, Feltre (digital também. Gosto muito deste).

E video-aulas do MeSalva, que assinei ano passado. Mas estou realmente pensando se irei continuar a ver as aulas desta plataforma, pois sinto que às vezes os livros são mais diretos ao ponto e permitem que me distraia menos. Se tiver sugestões quanto a isso, fique também à vontade Very Happy

Para exercícios, usarei a própria plataforma acima e mais algo que encontrar na internet.

Acha interessante?
RenatoLenon
RenatoLenon
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/12/2022
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar em livros digitais... Empty Re: Estudar em livros digitais...

Mensagem por MalcolnMed Qui 15 Dez 2022, 16:21

Um iPad/tablet com a caneta acho que resolveria os seus problemas  Very Happy
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar em livros digitais... Empty Re: Estudar em livros digitais...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos