PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida conceitual sobre dinâmica e forças.

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida conceitual sobre dinâmica e forças. Empty Dúvida conceitual sobre dinâmica e forças.

Mensagem por ccem2022 Qui 02 Jun 2022, 15:53

Olá, sempre tive muitas dúvidas acerca de alguns conceitos da dinâmica, especialmente sobre as forças de tração, além da identificação correta de cada força. Se puderem me explicar se meu entendimento a seguir está correto, eu agradeço :

Supondo um sistema simples em equilíbrio em que um bloco está ligado numa corda, e que sua outra extremidade está presa ao teto, teremos :

Dúvida conceitual sobre dinâmica e forças. B9GiQEI16EYhKTJxr9PaOE5Z40ToDpUNkrJq1Srbao+g0UdlA0AFlQ0AFYQNABWEDQAVhA0AFYQNABWEDQAVhA0AFYQNABWEDQAVhA0AFYQNABWEDQAVhA0AFYQNABWEDQAFxvwfeBj8LzJgTb0AAAAASUVORK5CYII=

Olhando para o bloco : 

O bloco aplica na corda uma força F, que é justamente a força peso P deste bloco; a tração T nesse caso, trata-se da força de reação à força F ? Ou estou engando ? Nessa lógica, a tração estaria sendo aplicada no bloco conforme a Terceira Lei de Newton.

Olhando para a parede do teto :

O fio aplicará no teto uma força, que é justamente a força F (F = P), por consequência, o teto aplicará no fio uma força de reação, que é justamente a força de tração ?

Eu fico extremamente confuso como essas forças funcionam, se puderem esclarecer pra mim.

ccem2022
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/03/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual sobre dinâmica e forças. Empty Re: Dúvida conceitual sobre dinâmica e forças.

Mensagem por Elcioschin Qui 02 Jun 2022, 17:11

Analisando corpo/corda --> T para cima e P para baixo

Analisando corda/teto ---> A corda faz, para baixo, uma força T = P

O teto exerce, sobre a corda, uma reação normal N = T = P, para cima

Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71858
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos