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Tração - UECE 2017.1

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Mensagem por Ana Laura Guimarães Qua 23 Fev 2022, 21:21

Considere dois instantes no deslocamento de um elevador em viagem de subida: o início (I) imediatamente após a partida, e o final (F) imediatamente antes da parada. Suponha que apenas um cabo de aço é responsável pela sustentação e movimento do elevador. Desprezando todos os atritos, é correto afirmar que a força exercida pelo cabo na cabine no início (TI) e no final (TF) tem direção e sentido:


a) vertical para cima e vertical para baixo, respectivamente, com TI > TF; 

b) vertical para cima, nos dois casos, e com TI > TF. 

c) vertical para baixo e vertical para cima, respectivamente, com TI > TF; 

d) vertical para baixo, nos dois casos, e com TI < TF.

GABARITO:

Dúvida: Por que "vertical para cima" ? , Vertical e para cima não seria a tração que a cabine exerce no cabo? E por que TI > TF?
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Mensagem por gabriel de castro Qua 23 Fev 2022, 21:28

Boa noite Ana,

O cabo está puxando a cabine tanto na subida quanto na descida, ou seja, a cabine irá "enxergar" a força de tração vertical para cima. 

Obs.: Corrigi, pois tinha falado "groselha".

Espero ter ajudado Smile


Última edição por gabriel de castro em Qua 23 Fev 2022, 21:37, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Ashitaka Qua 23 Fev 2022, 21:33

Bom, se a cabine está subindo e o tempo todo sustentada pelo cabo, é bastante lógico que o cabo esteja exercendo uma tração para cima na cabine, concorda?
A cabine puxa o cabo para baixo, então ela exerce uma força vertical para baixo no cabo. Aliás, por se tratar de um cabo, ele só exerce força de tração. Logo, no caso do elevador, a força exercida pelo cabo sobre a cabine sempre será vertical e para cima. Na "pior das hipóteses", a força seria nula (cabo frouxo ou partido).

TI > TF porque no movimento de partida a cabine parte do repouso e acelera para cima para ganhar movimento. Para que exista essa aceleração para cima, a tração feita pelo cabo tem que aumentar e ser maior que o peso da cabine. Quando o elevador vai parar, deve haver uma aceleração para baixo, o que implica que momentaneamente o peso será maior que a tração. Logo, TI > P > TF.


Última edição por Ashitaka em Qua 23 Fev 2022, 21:36, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Ana Laura Guimarães Qua 23 Fev 2022, 21:35

Muito obrigada Gabriel e Ashiataka  Tração -  UECE 2017.1 1f600
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