Tração - UECE 2017.1
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Tração - UECE 2017.1
Considere dois instantes no deslocamento de um elevador em viagem de subida: o início (I) imediatamente após a partida, e o final (F) imediatamente antes da parada. Suponha que apenas um cabo de aço é responsável pela sustentação e movimento do elevador. Desprezando todos os atritos, é correto afirmar que a força exercida pelo cabo na cabine no início (TI) e no final (TF) tem direção e sentido:
a) vertical para cima e vertical para baixo, respectivamente, com TI > TF;
b) vertical para cima, nos dois casos, e com TI > TF.
c) vertical para baixo e vertical para cima, respectivamente, com TI > TF;
d) vertical para baixo, nos dois casos, e com TI < TF.
Dúvida: Por que "vertical para cima" ? , Vertical e para cima não seria a tração que a cabine exerce no cabo? E por que TI > TF?
a) vertical para cima e vertical para baixo, respectivamente, com TI > TF;
b) vertical para cima, nos dois casos, e com TI > TF.
c) vertical para baixo e vertical para cima, respectivamente, com TI > TF;
d) vertical para baixo, nos dois casos, e com TI < TF.
- GABARITO:
- B
Dúvida: Por que "vertical para cima" ? , Vertical e para cima não seria a tração que a cabine exerce no cabo? E por que TI > TF?
Re: Tração - UECE 2017.1
Boa noite Ana,
O cabo está puxando a cabine tanto na subida quanto na descida, ou seja, a cabine irá "enxergar" a força de tração vertical para cima.
Obs.: Corrigi, pois tinha falado "groselha".
Espero ter ajudado
O cabo está puxando a cabine tanto na subida quanto na descida, ou seja, a cabine irá "enxergar" a força de tração vertical para cima.
Obs.: Corrigi, pois tinha falado "groselha".
Espero ter ajudado
Última edição por gabriel de castro em Qua 23 Fev 2022, 21:37, editado 1 vez(es)
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"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro- Elite Jedi
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Localização : Manaus, AM
Re: Tração - UECE 2017.1
Bom, se a cabine está subindo e o tempo todo sustentada pelo cabo, é bastante lógico que o cabo esteja exercendo uma tração para cima na cabine, concorda?
A cabine puxa o cabo para baixo, então ela exerce uma força vertical para baixo no cabo. Aliás, por se tratar de um cabo, ele só exerce força de tração. Logo, no caso do elevador, a força exercida pelo cabo sobre a cabine sempre será vertical e para cima. Na "pior das hipóteses", a força seria nula (cabo frouxo ou partido).
TI > TF porque no movimento de partida a cabine parte do repouso e acelera para cima para ganhar movimento. Para que exista essa aceleração para cima, a tração feita pelo cabo tem que aumentar e ser maior que o peso da cabine. Quando o elevador vai parar, deve haver uma aceleração para baixo, o que implica que momentaneamente o peso será maior que a tração. Logo, TI > P > TF.
A cabine puxa o cabo para baixo, então ela exerce uma força vertical para baixo no cabo. Aliás, por se tratar de um cabo, ele só exerce força de tração. Logo, no caso do elevador, a força exercida pelo cabo sobre a cabine sempre será vertical e para cima. Na "pior das hipóteses", a força seria nula (cabo frouxo ou partido).
TI > TF porque no movimento de partida a cabine parte do repouso e acelera para cima para ganhar movimento. Para que exista essa aceleração para cima, a tração feita pelo cabo tem que aumentar e ser maior que o peso da cabine. Quando o elevador vai parar, deve haver uma aceleração para baixo, o que implica que momentaneamente o peso será maior que a tração. Logo, TI > P > TF.
Última edição por Ashitaka em Qua 23 Fev 2022, 21:36, editado 1 vez(es)
Ashitaka- Monitor
- Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo
Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem
Re: Tração - UECE 2017.1
Muito obrigada Gabriel e Ashiataka
Ashitaka e gabriel de castro gostam desta mensagem
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