Velocidade pneu
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Velocidade pneu
A fotografia seguir mostra um carro de corrida que se desloca com velocidade superior a a 200 km/h. Um detalhe interessante da fotografia é que a parte do pneu que se encontra mais afastado do solo e menos nítida do que a parte do pneu que se encontra mais próxima do solo. A explicação para esse fenômeno está associada ao fato de que, caso não haja derrapagem, um ponto na extremidade superior do pneu possui velocidade de módulo igual à (ao)
( ) velocidade do carro, enquanto o ponto do pneu que toca o solo possui velocidade igual a zero
( ) dobro da velocidade do carro e o ponto do pneu que toca o solo possui velocidade igual a zero
Meu gabarito apontou
V
F
Mas não seria ao contrário?
( ) velocidade do carro, enquanto o ponto do pneu que toca o solo possui velocidade igual a zero
( ) dobro da velocidade do carro e o ponto do pneu que toca o solo possui velocidade igual a zero
Meu gabarito apontou
V
F
Mas não seria ao contrário?
matheuszao- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 116
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 26
Localização : Salvador, BA, Brasil
Re: Velocidade pneu
Olá matheuszao;
Não o gabarito é isso mesmo. Nesse tipo de problema deve ser levado em conta dois tipos de movimentos combinados entre si: um de rotação em torno do centro da roda e outro de translação horizontal que faz com que o carro ande para frente. Uma imagem pra ficar mais claro:
Nesse caso o sentido o carro está indo para a direita ---->
Perceba que a combinação dos movimentos de rotação e translação se sobrepõem. Ou seja, no ponto mais alto, a velocidade que está para a direita acaba se somando com a velocidade tangencial da roda. No ponto mais baixo, a velocidade que está para a direita, acaba se anulando com a velocidade tangencial da roda.
Espero que tenha ficado claro. Qualquer dúvida à disposição!
Não o gabarito é isso mesmo. Nesse tipo de problema deve ser levado em conta dois tipos de movimentos combinados entre si: um de rotação em torno do centro da roda e outro de translação horizontal que faz com que o carro ande para frente. Uma imagem pra ficar mais claro:
Nesse caso o sentido o carro está indo para a direita ---->
Perceba que a combinação dos movimentos de rotação e translação se sobrepõem. Ou seja, no ponto mais alto, a velocidade que está para a direita acaba se somando com a velocidade tangencial da roda. No ponto mais baixo, a velocidade que está para a direita, acaba se anulando com a velocidade tangencial da roda.
Espero que tenha ficado claro. Qualquer dúvida à disposição!
qedpetrich- Monitor
- Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS
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