PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida no o enunciado! Envolve complexos

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida no o enunciado! Envolve complexos Empty Dúvida no o enunciado! Envolve complexos

Mensagem por rick@77 Sex 20 Ago 2021, 10:02

Considere os números complexos z1 = 2(cos(π/3) + isen(π/3)) e z2 = 2(cos(7π/6) + isen(7π/6)) e as suas representações no plano complexo xOy. Sobre o exposto analise as asserções abaixo:
 
I. z1 e z2 pertencem à circunferência de equação x2 + y2 = 2.
 
PORQUE
 
II. Ambos tem módulo de medida 2, e este, é o tamanho do segmento que une o afixo a origem.
 
 Podemos afirmar que



não consegui anexar a relosução dela em anexo,  eu acho que esse 2 do enunciado do item I deveria ser 4, para mim a I está errada e a II esta certa

rick@77
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/07/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida no o enunciado! Envolve complexos Empty Re: Dúvida no o enunciado! Envolve complexos

Mensagem por Marcim Sex 20 Ago 2021, 11:18

Você acertou. Para I ser certa, deveria ser um 4, já que o raio fica ao quadrado na fórmula da circ. Qual é exatamente a sua dúvida?

É sempre bom ter em mente que complexos na forma trigonométrica têm sua parte de seno e cosseno de módulo 1, então o que vier multiplicando é módulo. Este módulo é a distância cartesiana até a origem do ponto formado pela parte real (eixo x) e parte imaginária (eixo y).

Se eu tiver ax + bi, o módulo é (a^2 + b^2)^1/2 , exatamente o teorema de Pitágoras. Na dúvida, pode aplicá-lo, mas a forma trigonométrica é uma mão na roda pra isso. Se mudarmos o ângulo, apenas mudamos a posição em uma dada circunferência na qual o complexo se localiza
Marcim
Marcim
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 20/01/2021
Idade : 19
Localização : Goiânia, Goiás, Brasil

rick@77 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida no o enunciado! Envolve complexos Empty Re: Dúvida no o enunciado! Envolve complexos

Mensagem por rick@77 Sex 20 Ago 2021, 11:27

Muito obrigado! estou estudando complexo e ao resolver este exercício achei estrando esse 2, na minha resposta coloquei que a  I era falso e II estava certa, fiquei na dúvida da II se é isso mesmo.

rick@77
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/07/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida no o enunciado! Envolve complexos Empty Re: Dúvida no o enunciado! Envolve complexos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos