PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

biotecnologia

2 participantes

Ir para baixo

biotecnologia Empty biotecnologia

Mensagem por Fabinho snow Qua 16 Jun 2021, 10:29

A utilização de células tronco com fins terapêuticos tem se tornado cada vez mais promissora, principalmente para pessoas com doenças degenerativas e com danos do sistema nervoso. Estudos demonstram que também são muito úteis no combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, mal de Parkinson, diabetes e lesões na medula. Com a finalidade de contribuir para o avanço destas pesquisas um cientista cultivou em seu laboratório células tronco e as submeteu a três estímulos diferentes:



O primeiro induziu as células a se transformarem em células cardíacas.

O segundo induziu as células a se transformarem em células do sistema nervoso.

O terceiro induziu as células a se transformarem em células hepáticas.



Qual componente celular sofreu variação de expressão, interferindo diretamente com a geração dos três novos tipos celulares?

a)DNA.

b)Proteína.

c)Fosfolipídeo.

d)RNA.

e)Colesterol.

gaba:

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

biotecnologia Empty Re: biotecnologia

Mensagem por Fábio Santos 18 Qua 16 Jun 2021, 11:26

As células somáticas se diferenciam, formando tecidos e órgãos do organismo. Essas células são capazes de se diferenciar dos demais e, portanto, realizar funções distintas porque, apesar de possuírem genes iguais aos genes de outras celular que realizam funções diferentes, apresentam expressão de genes diferentes, enquanto outros genes não são expresso. Ainda tem a questão do splicing alternativo, na qualum genes dá origem a mais de uma proteína, mas isso foge à pergunta.
Talvez você já saiba disso, então vou logo à sua pergunta: acredito que a resposta seja a letra b porque a questão fala sobre o "componente celular sofreu variação de expressão, interferindo *diretamente* com a geração dos três novos tipos celulares". Embora o gene e, consequentemente, o RNAm também tenham sofrido variação da expressão, é a proteína já formada que atuará diretamente na mudança no organismo. O RNAm atua indiretamente nesse caso.

Eu não tenho certeza quanto a isso, mas eu marcaria a B por causa desse "diretamente".


Fábio Santos 18
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

biotecnologia Empty Re: biotecnologia

Mensagem por Fabinho snow Ter 22 Jun 2021, 14:47

Sim, meu amigo, faz sentido. Eu estava pensando muito na futura formação da célula,e não necessariamente na célula diferenciada já pronta, nesse sentido o que vai mudar diretamente a expressão desses genes é a proteína... Obrigadão.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

biotecnologia Empty Re: biotecnologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos