PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fuvest- Economia na Ditadura Militar

2 participantes

Ir para baixo

Fuvest- Economia na Ditadura Militar Empty Fuvest- Economia na Ditadura Militar

Mensagem por Ceruko Dom 02 maio 2021, 10:43

A partir da redemocratização do Brasil (1985), é possível
observar mudanças econômicas significativas no país.
Entre elas, a
a) exclusão de produtos agrícolas do rol das principais
exportações brasileiras.
b) privatização de empresas estatais em diversos setores
como os de comunicação e de mineração.
c) ampliação das tarifas alfandegárias de importação,
protegendo a indústria nacional.
d) implementação da reforma agrária sem pagamento de
indenização aos proprietários.
e) continuidade do comércio internacional voltado
prioritariamente aos mercados africanos e asiáticos.

Gabarito:

Dúvida.:
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest- Economia na Ditadura Militar Empty Re: Fuvest- Economia na Ditadura Militar

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 02 maio 2021, 20:29

Não
E isso é um dos principais fatores que você precisa saber para entender Brasil. O Brasil é dominado pelo BBB. Sim,pode ser o programa da Globo,mas é uma sigla para bancada B (da bala),B (do boi,latifundiários agrícolas) e B (da Bíblia). A bancada ruralista é extremamente poderosa. Sim,o Brasil é uma potência agrícola,muito em partes,por causa deles. Seus investimentos na mecanização do campo fizeram com que o Brasil seja o único país do mundo capaz de produzir alimentos para alimentar o mundo todo,sozinho,em menos de 20% do seu território.
Porém,essa distribuição é muito restrita. A Lei de Terras de 1860,fez com que o Brasil deixasse ricos latifundiários,se quisessem,não produzissem e deixassem a terra lá parada. Muitas terras estão nas mãos de poucos proprietários. E alguns desses ricos proprietários,usam seu poder para escravizar populações ou usá-las de bóias-frias. Os Estados Unidos tiveram,na mesma época a Lei de Terras deles (Homestead Act) de 1862. Diferentemente do Brasil,os EUA obrigaram a terra a ser produtiva,e ainda dividiram a terra para quem se habilitasse a produzir nela.
Advinha qual país a comida é mais barata? EUA. Advinha qual país produz mais comida? EUA. Advinha qual país as propriedades são mais produtivas? EUA. Muita gente produzindo,abaixa o preço. No Brasil,esses donos de terra só estão preocupados com o próprio bolso,se recusam e tentam combater todas as formas de tentarem dividir terrenos e ainda por cima produzir mais alimentos para baixar o preço. A pandemia está mostrando as consequências disso: arroz uma fortuna, feijão uma fortuna. Tudo porque esse dono de terra prefere ganhar dinheiro exportando pra China e ganhando em dólar (um dólar está 7 reais e ele está ganhando mais) e pra ele, que se lixe se o brasileiro está em situação alimentar crítica.
É bem verdade que os insumos estão altos,mas eles já poderiam ter cuidado disso e muitos deles estão cobrando alto porque querem. Eles querem dinheiro só pra eles: por isso,eles tentam destruir qualquer pessoa que fale em reforma agrária e dividir as terras. Eles também sucateiam a educação para que o Brasil não invista em indústria, nem pesquisa e desenvolvimento,nem em ciência,para que o Brasil fique rico com esses meios e daí,pare de depender de agropecuária (deles). O Brasil ganha milhões com toneladas de soja(mas vai tudo pra eles) por mês. O Brasil ganharia centenas de milhões de dólares por dia se caso ele conseguisse vender produtos de alto valor agregado (carros,celulares,robôs,tecnologia).
O Brasil até tenta (Embraer produz aviões,Troller produz jipes,Dafra produz motos, CCE tentou fazer televisões),mas toda empresa brasileira de tecnologia ou indústria tem pouco ou nenhum apoio,e muitas delas acabam sucumbindo. Gurgel falava de carro elétrico nos anos 80. Carro elétrico é uma realidade a partir de 2010,mas continua engatinhando (2021) e muito fora da realidade. O preço da bateria é 10 vezes maior do que o do carro e ainda por cima a autonomia é pequena. Imagine como o Brasil estaria agora caso abraçassem a ideia de Gurgel?
O Brasil tem sorte que a Embraer é uma empresa que foi muito ajudada pela Força Aérea Brasileira. Os estudantes do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) são contratados pela empresa,e por isso,a empresa é a terceira maior do ramo do planeta. Mas voltando à sua resposta: simplesmente esse dinheiro estrangeiro vai para as estatais. Lembre-se Getúlio Vargas criou a Petrobrás em 1953 com capital americano. Não disse que o Brasil não consegue produzir tecnologia e nem motores? O Brasil pega esse dinheiro e compra produtos de alto valor agregado estrangeiros para essas empresas públicas.
Na própria Embraer,ela consegue fazer tudo,menos os motores. Os motores da Embraer são importados dos EUA,são Pratt and Whitney. Entenda que esse dinheiro vai para as estatais.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest- Economia na Ditadura Militar Empty Re: Fuvest- Economia na Ditadura Militar

Mensagem por Ceruko Seg 03 maio 2021, 09:12

É bem triste esse histórico de sucateamento de outros setores justamente para fins particulares. Infelizmente é assim que o Brasil foi criado. 

Entendo, então, de fato, houve investimento nessas estatais na época da ditadura.  

Obrigado pela resposta!!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Pedro Celso Silva gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest- Economia na Ditadura Militar Empty Re: Fuvest- Economia na Ditadura Militar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos