A Economia da Ditadura Militar (1964-1985)

Ir em baixo

A Economia da Ditadura Militar (1964-1985)

Mensagem por GranTorino em Seg 03 Set 2018, 11:31

Com o PAEG - Programa de Ação Econômica do Governo - com o intuito de reduzir a inflação e promover o estímulo do crescimento econômico interno, o Estado impõe o arrocho salarial, de modo a reajustá-lo com acréscimo inferior à taxa inflacionária. 
Portanto, eu gostaria de perguntar (porque eu não sei nada de economia ;-; ) como é que reduzir o salário mínimo da galera promove crescimento econômico no Brasil? Parece meio paradoxal.
E como a imposição do regime do FGTS também contribuiu para os objetivos do Estado?
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Re: A Economia da Ditadura Militar (1964-1985)

Mensagem por Pedro Celso Silva em Ter 04 Set 2018, 09:19

O brasileiro é um eufórico consumista. Ele vive de momento e é hedonista. Você vê isso ou na sua família ou nos índices de inadimplência. Não poupa dinheiro. 
Quando o salário aumenta,o brasileiro fica eufórico,acha que ficou magnata e compra em excesso, assim se endividando. Uma vez endividado,a economia do país fica prejudicada,porque não há saldo e nem linhas de crédito. 
Com menos salário,o brasileiro fica mais comedido e gasta menos. Os bancos beneficiam-se com o dinheiro poupado,como se fosse um contra peso e a economia cresce
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagem por VesTeles em Qui 06 Set 2018, 07:51

Aproveitando o tópico, tenho uma dúvida sobre a economia nesse período também, o crescimento do PIB estava acompanhando a dívida externa? Eu pesquisei sobre isso, mas não achei nada concreto e imparcial, eu digo no sentido de que eles podiam pagar os empréstimos e investimentos se mantivessem o mesmo ritmo de crescimento por mais anos.

Outra dúvida, a crise do petróleo de 1973 foi umas das principais causas do fim da regresso econômico? Tiveram outros fatores envolvidos?

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: