PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Divisibilidade

2 participantes

Ir para baixo

Divisibilidade Empty Divisibilidade

Mensagem por Bruna Ce Dom 21 Mar 2021, 18:10

Para desbloquear o seu celular, Daniel desliza o dedo horizontalmente ou verticalmente por um quadro numérico, semelhante ao representado na figura abaixo, descrevendo um código de 7 algarismos, sem nunca passar duas vezes pelo mesmo algarismo. Por exemplo, para indicar o código 1478523, Daniel percorre o caminho indicado na figura.

Divisibilidade Captur58

Daniel esqueceu do seu código, mas lembra que é um número divisível por 9. Admitindo que o celular de Daniel permita que as tentativas de códigos possam ser feitas sucessivamente sem intervalos de tempo entre uma tentativa e outra, e que Daniel leva em média 3 segundos por cada tentativa, qual o tempo máximo, em segundos, que Daniel levará para desbloquear seu celular?

a) 20
b) 25
c) 36
d) 48
e) 56

Bruna Ce
Jedi
Jedi

Mensagens : 378
Data de inscrição : 26/10/2019
Idade : 29
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Divisibilidade Empty Re: Divisibilidade

Mensagem por Nickds12 Seg 22 Mar 2021, 15:45

O primeiro passo é entender que ele usará exatamente a tela do celular da imagem. Demorei a entender isso.

Depois, entenda que o critério de divisibilidade por 9 é basicamente que os algarismos do número somados sejam divisíveis por 9.

9 = 1+8 2+7 3+6 4+5 9

Depois, tente na pratica ver os arranjos que eu fiz abaixo. Essa questão é feita na mão. Escolha 1 dupla, e tente chega ao número 9. 

Divisibilidade Exempl24

A4,3*A3,2*A1,1 = 12

12*3 = 36 segundos

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Divisibilidade Empty Re: Divisibilidade

Mensagem por Bruna Ce Seg 22 Mar 2021, 16:22

Oi  Nickds12 obrigada pela resposta. Só não consigo entender de onde saíram os arranjos, se puder esclarecer melhor eu agradeço muitoo!!!

Bruna Ce
Jedi
Jedi

Mensagens : 378
Data de inscrição : 26/10/2019
Idade : 29
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Divisibilidade Empty Re: Divisibilidade

Mensagem por Nickds12 Seg 22 Mar 2021, 16:27

O número é formado por 7 algarismos. Logo, temos três duplas que somadas deem 9 mais o número 9.

Quando escolho a primeira dupla de números, posso escolher quaisquer 2 algarismos da imagem. Depois posso escolher (4-1) = 3 duplas, e por fim posso escolher apenas 1 dupla de números. 

Basta contar 7 algarismos na imagem passando pelo 9. E verá isso.

E corrigindo ficaria: A4,1*A3,1*A1,1 = 12

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Divisibilidade Empty Re: Divisibilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos