PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rádio do carro

2 participantes

Ir para baixo

Rádio do carro Empty Rádio do carro

Mensagem por pedropand Qui 06 Ago 2020, 20:17

Olá, este meu questionamento não veio de nenhuma pergunta, apenas estou estudando acústica e me confundi nesse conceito de "volume da música".

Pelo que entendi, uma frequência maior dá origem a um som mais agudo.
Uma amplitude maior dá um som mais "forte" (Não entendi muito bem).

Cheguei a conclusão de que quando aumentamos o volume do carro, simplesmente estamos diminuindo a potência, e portanto a intensidade diminui.

Estou correto?

Ajudem-me por favor!

pedropand
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio do carro Empty Re: Rádio do carro

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 06 Ago 2020, 21:45

Olá pedropand! Boa noite! Vamos lá, tentarei te ajudar:

Bom, eu não entendi muito bem essa sua conclusão. Mas, pelo que eu compreendi, ela em tese pode estar certa e errada. Pois nós aumentamos o volume do rádio, logo, a "saída" de ondas é maior, e portanto, mas você deve levar em conta que, não é porque eu aumentei o volume do rádio, que a onda ficará maior ou com mais amplitude que anteriormente. Isso vem da origem da onda, no caso, o rádio!

Vamos pensar que, essa potência que você mencionou seja igual a eu puxando uma caixa: eu apliquei uma força nela, com um certo ângulo de inclinação e a desloquei por um determinado trecho. E ficou fazendo isso várias e várias vezes durante um intervalo de tempo. Pratiquei uma potência, mas e se eu, resolvo duplicar a força, triplicar o ângulo e correr com ela por uma distância cinco vezes maior?

A potência, nessa situação, será muito maior. Mas estamos falando de ondas... então vejamos: quando uma pessoa está no hospital e usa um respirador e fica aquela tela pi...pi...pi...pi; o que significa aquilo? Simples, a sua respiração está ativando o aparelho, que a monitora, imagina esse ar como uma onda. Se eu começo a soltar muito ar, o aparelho vai disparar.... Então, não necessariamente quando eu aumento a onda, eu vou estar aumentando sua intensidade!

Agora, vamos de outro exemplo: seu vizinho põe um carro de som com o volume nas alturas... e ele está aumentando e aumentando. Vai chegar um tempo em que aquilo estará insuportável. A intensidade daquele som está altíssima, tanto que as paredes chegam a tremor(isso é que as ondas são tão intensas que desestabilizam as moléculas Smile )

Espero que tenha entendido... ficou longo rsrsrs. Vlw! Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio do carro Empty Re: Rádio do carro

Mensagem por pedropand Qui 06 Ago 2020, 22:21

Entendi sim, te agradeço pela atenção.
Mas ainda assim não ficou clara a correlação entre "volume" e qual alteração na onda causa seu aumento/diminuição.

Obrigado novamente!

pedropand
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio do carro Empty Re: Rádio do carro

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 06 Ago 2020, 22:28

Estava pesquisando a respeito:
"A intensidade sonora está associada àquilo que nós comumente chamamos de volume A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar."


Com relação as alterações nas ondas... o que eu posso lhe dizer: vou usar o exemplo, que foi uma questão de física. Ela dizia a respeito de um submarino russo, que emitia ondas de localização através de um compartimento frágil demais. E ai ele continua falando outras coisas; mas o ponto que eu quero chegar é que, se alguma coisa batesse naquele compartimento, poderia danifica-lo e, consequentemente, iria interromper a emissão de onda.

Ou seja, o que eu acho que pode ser essa alteração é quando ou interrompemos a emissão da onda, logo, ela deixa de existir. Ou então, quando podemos nós trocamos de emissores, que, dependendo da capacidade do mesmo, a onda pode aumentar sua propagação por mais tempo; ou diminuir sua propagação, porém, se estabelece por um longo tempo; ou então ela é instantânea, do tipo de começar forte e diminuir até desaperecer


Espero que tenha ficado claro rsrsrs
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio do carro Empty Re: Rádio do carro

Mensagem por pedropand Qui 06 Ago 2020, 22:34

Então, para concluir, quando aumentamos o volume do rádio, estamos aumentando a amplitude da onda?

Talvez seja isso mesmo, um amplificador deixa o som mais alto.

pedropand
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio do carro Empty Re: Rádio do carro

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 06 Ago 2020, 22:38

Olha, com base no que eu pesquisei... aparenta que sim!
Até porque, quanto maior a amplitude da onda, maior é a pressão que ela exerce no ar. Então isso estaria ligado ao volume mesmo.

E isso é até bom de pensar quando eu lhe disse a respeito das paredes tremerem, pois essa pressão, associada a amplitude e ao volume da onde devem desestabilizar as moléculas encontradas na parede, portanto, fazendo com que elas "tremam".

Espero que eu tenha conseguido solucionar sua dúvida! Foi uma boa conversa, sem dúvidas!
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio do carro Empty Re: Rádio do carro

Mensagem por pedropand Qui 06 Ago 2020, 22:39

Muito obrigado, de verdade! 
Me ajudou imensamente!

Abraços

pedropand
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/06/2020

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio do carro Empty Re: Rádio do carro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos