PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação: O que falta para o Brasil doar mais sangue

3 participantes

Ir para baixo

Redação: O que falta para o Brasil doar mais sangue Empty Redação: O que falta para o Brasil doar mais sangue

Mensagem por romulos1 Sáb 23 maio 2020, 21:59

Fiquei insatisfeito com a redação passada e fiz outra, espero não ter tangenciado dessa vez. Alguém poderia corrigir, e, se possível, apontar os erros? Desde já agradeço.

     Embora a constituição de 1988  assegure a saúde como um direito de todos os cidadãos, existem, na realidade brasileira, problemas que dificultam a realização plena dos objetivos da lei. Nesse contexto, encontra-s o baixo índice de doação de sangue. Essa situação deve-se a dois fatores: um pensamento apático e a falta da na noção de urgência por parte da população.
     Primeiramente, é importante destacar que, com o advento da rede mundial de computadores,  propiciada pelos aprimoramentos tecnológicos durante a Segunda Guerra, as relações sociais tornaram-se menos pessoais e mas virtuais e líquidas. Por conseguinte, há uma diminuição, de modo gera, da capacidade empática da população, em específico, de imaginar-se em uma ocasião de necessidade de doação de sangue, acarretando em uma diminuição do número de doadores.
     Além disso, segundo o médico oncologista Drauzio Varella, quando a saúde da população é, unicamente, dever do Estado, há perda da responsabilidade dos cidadãos quanto o bem-estar próprio e da sociedade. Desta maneira, o indivíduo vê-se sem obrigações no tocante à saúde do próximo, não percebendo, por essa razão, a necessidade da doação de sangue como um problema pessoal, levando à escassez desse recurso médico.
     Portanto, a problemática da falta de doação de sangue no Brasil deve ser resolvida para a plena realização do que é previsto em lei. Para isso, o Ministério da Saúde deve destinar verbas para a realização de propagandas em cartazes, canais de televisão e mídias digitais que visem mostrar a necessidade e importância de doar sangue, consequentemente, sensibilizando a população quanto o ato, amenizando o problema.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: O que falta para o Brasil doar mais sangue Empty Re: Redação: O que falta para o Brasil doar mais sangue

Mensagem por CogitoErgoGre Ter 26 maio 2020, 12:22

Fala romulos, blz?

Então, redação tá bem bacana, e como não sei para qual prova vc está se planejando, vou corrigir a lá enem okk :

O desenvolvimento como um todo ficou bom, mas o texto ficou um pouco curto; a nível de dissertações mais longas, com 20/30 linhas, o ideal é desmiuçar o máximo possível;
Sobre as competências:

domínio da norma da língua escrita : 160/200
só um ou outro erro, sendo que a maioria creio que foi na hora de passar pro computador, como em " de modo gera" e "mas virtuais"


2Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo : 160/200
a segunda citação (do Dráuzio) ficou bem bacana e encaixou bem com o argumento, mas a primeira ficou um pouco genérica e desconexa; a citação da introdução ficou boa mas faltou relacionar um pouco mais o baixo indíce de doação de sangue com os direitos estabelecidos pela constiuição.


3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista : 140/200
Aqui entra um pouco o tamanho do texto : se fosse uma redação mais curta, o conteúdo apresentado estaria bacana, mas pra um texto maior seria necessário uma quantidade maior de recursos.


4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação : 200/200

conectivos aurgumentativos tão todos aí kk, parabéns.


5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140/200
novamente o formato da prova aqui ;
em uma prova menor, estaria ótimo a intervenção proposta;
em uma maior, seria necessário um maior desenvolvimento dessa proposta, além de apresentar outra atuada pela esfera pública/social.


Nota final = 800

Lembrando que a correção depende muito do corretor (avá kkk), apesar de eu ter dado um 800, outros dariam 900 e outros 700; às vezes acontecem umas coisas absurdas aliás : nesse ultimo enem esqueci de passar à limpo literalmente metade da proposta de solução, e mesmo assim tirei nota máxima na competência (provável que a pessoa olhou e não deu a mínima kkk).
Mas é isso aí, continua firme que o céu é o limite e todos seus objetivos tão logo ali; 

Qualquer coisa, tamo aí Smile
CogitoErgoGre
CogitoErgoGre
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 27/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: O que falta para o Brasil doar mais sangue Empty Re: Redação: O que falta para o Brasil doar mais sangue

Mensagem por romulos1 Ter 26 maio 2020, 20:59

Opa, tudo bom? Obrigado por corrigir minha redação. Eu comparei com a redação escrita, foram erros de digitação mesmo, imagino que a nota da competência um seria maior.
     Na questão do tamanho, acho que estou escrevendo com uma letra muito grande, porque deu 24 linhas na folha. Vou tentar resolver esse problema, valeu!
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: O que falta para o Brasil doar mais sangue Empty Re: Redação: O que falta para o Brasil doar mais sangue

Mensagem por Fabinho snow Ter 26 maio 2020, 23:13

Nesse contexto, encontra-s o baixo índice de doação de sangue. Essa situação deve-se a dois fatores: um pensamento apático e a falta da na noção de urgência por parte da população.


Não que seja necessariamente um erro, mas eu evitaria fazer mais um período desnecessariamente e colocaria um conectivo.


ex: Nesse contexto, exemplifica-se a problemática da ausência do costume de doar sangue pelo brasileiro materializada por uma apatia do mesmo, bem como pela falta de urgência...


Achei que voce poderia desenvolver mais o que seria essa apatia na introdução, mas refiz de acordo com seu texto


Essa sua contextualização no primeiro parágrafo achei que viajou muito para chegar no problema da modernidade líquida, apesar de mesmo assim eu não achar um repertório diretamente ligado ao tema, você poderia falar apenas de bauman, da modernidade líquida e que as pessoas estão mais afastadas.


Se eu fizesse essa redação, colocaria no primeiro parágrafo a série de exigências que o SUS faz que acaba limitando muito a doação por parte de quem o queira fazer, como por exemplo, ser homossexual, ter tido mais de 1 companheira sexual durante 1 ano, isso pelo menos no Rio de Janeiro é uma realidade, mas creio que no restante do país também seja.


O segundo parágrafo achei bom o argumento respaldado em uma autoridade no assunto


Mas como o colega falou ali em cima, acho que você poderia desenvolver mais a argumentação, tenta pender mais pra argumentação do que para a exposição.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: O que falta para o Brasil doar mais sangue Empty Re: Redação: O que falta para o Brasil doar mais sangue

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos