PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar sozinho para AFA

4 participantes

Ir para baixo

Estudar sozinho para AFA Empty Estudar sozinho para AFA

Mensagem por euduque Ter 21 Jan 2020, 23:20

Zerar o Topicos de Física, Fisica Classica, Fundamentos da Matematica Elementar e os 7 volumes do Aref é suficiente pra me preparar pras provas de Matematica e Fisica da AFA? Eu tenho uma base boa nas duas materias e precisaria principalmente me habituar ao nivel das questões, estava planejando fechar os livros e focar na resolução das provas antigas quando estiver chegando na época da prova. 

Acham que so resolver as provas e os livros é suficiente ou é muito necessario fazer um curso voltado pra prova? Não é bem meu foco a AFA mas me preparando p ela eu estaria me preparando pras provas que quero passar. 

Desde já agradeço! Very Happy
euduque
euduque
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sozinho para AFA Empty Re: Estudar sozinho para AFA

Mensagem por Forken Qua 22 Jan 2020, 03:27

Nunca estudei pra AFA e também não prestei o concurso, apenas conheço as questões. Só gostaria de lhe sugerir uma reflexão, é necessário fazer duas coleções da mesma disciplina que tem o mesmo objetivo? De oferecer uma base legal, todas que você citou cumprem este papel. Mesmo que você julgue interessante fazer isto, será que não seria mais adequado fazer apenas apenas uma coleção por disciplina depois fazer as provas antigas e se sobrar tempo aprofundar um pouco?

____________________________________________


"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." (O Rei Leão)



Forken
Forken
Fera
Fera

Mensagens : 590
Data de inscrição : 25/12/2015
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sozinho para AFA Empty Re: Estudar sozinho para AFA

Mensagem por euduque Qua 22 Jan 2020, 04:23

Forken escreveu:Nunca estudei pra AFA e também não prestei o concurso, apenas conheço as questões. Só gostaria de lhe sugerir uma reflexão, é necessário fazer duas coleções da mesma disciplina que tem o mesmo objetivo? De oferecer uma base legal, todas que você citou cumprem este papel. Mesmo que você julgue interessante fazer isto, será que não seria mais adequado fazer apenas apenas uma coleção por disciplina depois fazer as provas antigas e se sobrar tempo aprofundar um pouco?
A questão é que todos os lugares q procurei indicaram esses livros, entao caso eles fossem suficientes eu meteria a cara neles e daria meu jeito de fechá-los o quanto antes (eu nao vou começar o material do zero). Mas pelo teu comentario acho q nao é o caso, tu tem ideia de algum material q possa me levar além desses?
euduque
euduque
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sozinho para AFA Empty Re: Estudar sozinho para AFA

Mensagem por _Arthur_ Qua 22 Jan 2020, 05:35

Recomendo assistir aos vídeos da Susane Ribeiro (ela passou no ITA e Medicina-USP). Mas, resumidamente: ela diz que um grande erro da galera, inclusive pré-militar, que faz com que eles demorem muito tempo para passar, é sempre postergar as provas antigas. "Ah, primeiro faço tudo isso, depois as provas antigas". De acordo com ela, é melhor já ir fazendo as provas antigas concomitantemente ao seu estudo "formal", digamos assim.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sozinho para AFA Empty Re: Estudar sozinho para AFA

Mensagem por SanchesCM Qua 22 Jan 2020, 10:39

Fala Edu, eu entendo sua preocupação, mas recomendo fortemente que tu se prepare para a prova que você realmente quer, é óbvio que é muito bom estudarmos sempre elevando o nível das questões, entretanto, mesmo os níveis entre a AFA e a prova que você realmente quer serem aparentemente distintos, a forma de cobrança pode ser muito diferente. Se você conhecer muito a banca do concurso o qual prestará, direcione todo o seu estudo de acordo com a forma com que eles cobram, selecionando, então, exercícios nível AFA/ITA/IME que podem lhe agregar algo. Não adianta, por exemplo, se aloprar fazendo exercícios do ITA sendo que você prestará a prova da ESA, são níveis totalmente divergentes.
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sozinho para AFA Empty Re: Estudar sozinho para AFA

Mensagem por euduque Qua 22 Jan 2020, 16:03

SanchesCM escreveu:Fala Edu, eu entendo sua preocupação, mas recomendo fortemente que tu se prepare para a prova que você realmente quer, é óbvio que é muito bom estudarmos sempre elevando o nível das questões, entretanto, mesmo os níveis entre a AFA e a prova que você realmente quer serem aparentemente distintos, a forma de cobrança pode ser muito diferente. Se você conhecer muito a banca do concurso o qual prestará, direcione todo o seu estudo de acordo com a forma com que eles cobram, selecionando, então, exercícios nível AFA/ITA/IME que podem lhe agregar algo. Não adianta, por exemplo, se aloprar fazendo exercícios do ITA sendo que você prestará a prova da ESA, são níveis totalmente divergentes.
Sei que não adianta se basear num concurso mt mais dificil pra fazer uma prova menos complexa, mas eu ainda teria mt tempo pra me preparar pra prova do cbmerj, que já fiz e tive um bom aproveitamento, perdi a vaga por dois erros muito bobos (não converter de g pra kg foi um deles). Então, o vestibular da AFA seria pra abrir meu leque de opções e exercitar a excelência de não dar moles como os q eu dei entende? Estudando pra AFA eu iria criar uma base muito sólida pra física e matemática e aí então, com uns 5 meses pra estudar, me voltaria pro estilo de prova do cbmerj.
euduque
euduque
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sozinho para AFA Empty Re: Estudar sozinho para AFA

Mensagem por SanchesCM Qua 22 Jan 2020, 17:26

Compreendo. Em 2019 eu fiz o vol1 do tópicos e os demais assuntos achei mais propício seguir o Fundamentos da Física, eu particularmente gosto mais desse livro. Quanto a matemática, fiz todos os FMEs e os complementei com listas de exercícios que eu pegava na net, provas anteriores (de vários concursos militares),etc. Caso precise de material, procure pelo "HD do corvo" nuns grupos que tem de estudo no Facebook, sempre tem uns babacas querendo vender esses links mas nunca gaste 1 centavo com isso; caso não ache posso até achar pra ti.
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sozinho para AFA Empty Re: Estudar sozinho para AFA

Mensagem por euduque Qua 22 Jan 2020, 19:13

SanchesCM escreveu:Compreendo. Em 2019 eu fiz o vol1 do tópicos e os demais assuntos achei mais propício seguir o Fundamentos da Física, eu particularmente gosto mais desse livro. Quanto a matemática, fiz todos os FMEs e os complementei com listas de exercícios que eu pegava na net, provas anteriores (de vários concursos militares),etc. Caso precise de material, procure pelo "HD do corvo" nuns grupos que tem de estudo no Facebook, sempre tem uns babacas querendo vender esses links mas nunca gaste 1 centavo com isso; caso não ache posso até achar pra ti.
Gosto do Fundamentos de Física também, cheguei até a comprar 3 volumes dele, mas como são todos de versões antigas acabei procurando por outros. Mas valeu pela dica, irmão!
euduque
euduque
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sozinho para AFA Empty Re: Estudar sozinho para AFA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos