PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corrente no circuito

2 participantes

Ir para baixo

Corrente no circuito Empty Corrente no circuito

Mensagem por @Khan@ Sex 01 Nov 2019, 15:13

Olá.

Tenho dúvidas de como devo considerar o 0,5A neste circuito.

Não sei como considerar o 0,5A nas correntes ia e ib quando for montar as equações.

Corrente no circuito Selezz14
@Khan@
@Khan@
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 26/10/2018
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente no circuito Empty Re: Corrente no circuito

Mensagem por Ashitaka Sex 01 Nov 2019, 15:25

Khan, vejo que tem tido problemas para montar as equações. Quando for montar pelos nós, faça sempre a seguinte consideração: correntes saindo de um nó têm sinal positivo e correntes chegando no mesmo nó têm sinal negativo.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente no circuito Empty Re: Corrente no circuito

Mensagem por @Khan@ Sex 01 Nov 2019, 16:47

Eu havia tentado fazer essa questão por análise de malha. Nem cogitei fazer por análise nodal, que nesse caso ficaria bem mais simples.  pale

Não estou me acertando com a metodologia do professor e, apesar de eu estudar por livros e vídeo aulas, parece que me autossaboto, não "entra na cabeça" a lógica para essas questões, apesar de eu saber o que tem de ser feito em cada, só me perdendo em alguns detalhes.

Farei e em breve posto os resultados aqui.
@Khan@
@Khan@
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 26/10/2018
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente no circuito Empty Re: Corrente no circuito

Mensagem por Ashitaka Sex 01 Nov 2019, 20:49

O método tradicional de Kirchhoff consiste na afirmação de que a soma das tensões em uma malha é nula. Nele, você soma tensões de uma malha e iguala a zero.

Não sei se reparou, mas no método dos nós você soma correntes e afirma que a soma é zero. Isso porque as que saem mais as que entram devem somar zero. Tanto é que a sua soma, neste caso, são, basicamente, divisões de tensões por resistências (que resulta correntes).

Ambos os métodos podem ser igualmente utilizados para resolver problemas. A diferença estará apenas na álgebra envolvida. Espero que agora a lógica esteja clara por trás de cada um.

Eu, particularmente, desde que aprendi a fazer por soma de correntes (análise nodal, como você chama), muito raramente o de somar tensões.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente no circuito Empty Re: Corrente no circuito

Mensagem por @Khan@ Sáb 02 Nov 2019, 20:33

Fiz a questão, mas acho que ela tem um erro, entretanto vou postar para você ou outra pessoa me confirmar.

Corrente no circuito A710

O ∆Va e o ∆Vb deram o mesmo resultado, por isso, na subtração para obter a corrente, irá zerar.

No passo 2, considerei (Vb -10 - Vc), imagino que ai está meu erro, deveria ter considerado o -10 como 10, isso?

Fiz a questão considerando como 10, por fim deu os seguintes resultados:

Va= 8,57V
Vb= 4,28V

I=(Vb-Va)/20=
I=0,2145A

V2= 20Ω*0,2145A
V2=4,3V

*Aprendi de uma forma um pouco diferente, corrente entrando, positivo, saindo, negativo, resistência sempre negativa; mas os resultados serão os mesmos.
@Khan@
@Khan@
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 26/10/2018
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente no circuito Empty Re: Corrente no circuito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos