PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise sintática

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Análise sintática

Mensagem por nayarasisousa Ter 09 Jul 2019, 16:10

(Unesp 2017) Em “Vou conduzir o leitor por uma estrada que eu mesmo percorri, árdua e sinuosa.”, o termo destacado exerce a mesma função sintática do trecho destacado em:  

(A) “O derradeiro traço alimentaria debates e traria arrependimento a Einstein nas décadas posteriores.”  
(B) “Ela cita, por exemplo, a teoria da deriva dos continentes.”  
(C) “O cientista construiu (de modo muito visual) seu castelo usando as ferramentas que ele havia forjado pouco antes”  
(D) “Seguiu debilitado até o final daquela década.”  
(E) “Se deslocados de sua época, Einstein e sua cosmologia podem ser facilmente vistos como um ponto fora da reta.”


Última edição por nayarasisousa em Qui 11 Jul 2019, 17:28, editado 1 vez(es)

nayarasisousa
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 143
Data de inscrição : 07/04/2018
Idade : 23
Localização : Itaquaquecetuba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Análise sintática

Mensagem por SanchesCM Qua 10 Jul 2019, 09:27

No trecho destacado, temos um pronome relativo, visto que ele retoma o termo imediatamente anterior (estrada), na oração "que eu mesmo percorri", "EU" é o sujeito e o "que" é objeto direto do verbo percorrer: Eu mesmo percorri a estrada.

A) Sujeito, pois quem alimentaria debates e traria arrependimento é "O derradeiro traço", isto é, aquele que realiza a ação de trazer arrependimento,etc.

B) Quem cita, cita algo, no caso, ele cita "a teoria da deriva dos continentes", temos aqui um objeto direto, sendo a mesma função sintática do enunciado.

C) Quem realizou a ação foi "o cientista", logo, é o sujeito.

D) Acredito que aqui o "Até o final daquela década" , como exprime uma circunstância de tempo, pode ser classificado como um ajunto adverbial de tempo.

E) Adjunto adverbial condicional.
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos