PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UNEB 2018 - características dos compostos orgânicos

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido UNEB 2018 - características dos compostos orgânicos

Mensagem por Liss Collins Sex 30 Nov 2018, 21:20

Oi, galera!! Poderia me ajudar nessa questão abaixo? Eu não compreendi o porquê da 02 e a 04 estarem falsas. E nem o gabarito. Agradeço desde já! =D



UNEB  2018 - características dos compostos orgânicos Dddd10


Os recursos naturais continuam sendo importantes fontes de substâncias e precursores com grande potencial terapêutico, não apenas pelo grande número de espécies vegetais com propriedades medicinais inexploradas, mas principalmente pela variedade de metabólitos primários e secundários por elas sintetizados. Os principais compostos antioxidantes extraídos do alecrim e do gengibre são o ácido carnósico e o 6-gingerol, respectivamente, conforme estrutura química. Sobre a química dessas substâncias, é correto afirmar: 

01) As moléculas de ácido carnósico e de 6-gingerol possuem os grupos funcionais característicos de álcoois e de ácidos carboxílicos. 
02) Quando as duas substâncias atuam como antioxidantes, o estado de oxidação do carbono diminui. 
03) A presença de carbonos quaternários propicia a atividade antioxidante do ácido carnósico e do 6-gingerol. 
04) A reação de radicais livres com ácido carnósico ou 6-gingerol é uma reação ácido-base de Brönsted-Lowry. 
05) A atividade antioxidante das substâncias está associada ao grupo fenólico, presente nas estruturas das moléculas. 

Spoiler:


Última edição por Liss Collins em Seg 03 Dez 2018, 10:28, editado 1 vez(es)
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 25
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UNEB 2018 - características dos compostos orgânicos

Mensagem por Liss Collins Dom 02 Dez 2018, 16:53

up
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 25
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UNEB 2018 - características dos compostos orgânicos

Mensagem por This is me Dom 02 Dez 2018, 18:04

Acredito eu que a 02 esteja errada porque substâncias antioxidantes são responsáveis por doarem elétrons, não diminuindo, portanto, o estado de oxidação do carbono.


Quanto ao item 04, os radicais livres não estão realizando a reação de ácido-base de Brönsted-Lowry porque estão doando elétrons livres e não prótons de hidrogênio.


Entendeu?

This is me
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 24
Localização : Registro, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UNEB 2018 - características dos compostos orgânicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos