PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Figura de linguagem

Ir para baixo

Figura de linguagem Empty Figura de linguagem

Mensagem por lqdm12 Seg 17 Set 2018, 10:20

Pus-me a examinar colombinas fáceis, do lado da Praça Sete, quando inesperadamente me vi envolvido no fluxo de um cordão. Procurei desvencilhar-me, como pude, mas a onda humana vinha imensa, crescendo em torno de mim, por trás, pela frente e pelos flancos. Entreguei-me, então, àquela humanidade que me pareceu mais cansada que alegre. Os sambas eram tristes e os homens pingavam suor como se viessem do fundo de uma mina. Um máscara-de-macaco deu-me o braço e mandou-me cantar. Respondi-lhe que, em rapaz, consumi a garganta em serenatas e que esta, já agora, não ajudava. Imagino a figura que fiz, de colarinho alto e pince-nez1 , no meio daquela roda alegre, pois os foliões se engraçaram comigo, e fui, por momentos, o atrativo do cordão. Tanto fizeram que, sem perceber o disparate, me pus a entoar velha canção de Vila Caraíbas. Uma gargalhada espantosa explodiu em torno de mim. Deram-me uma corrida e, depois de me terem atirado confetti2 à boca, abandonaram-me ao meio da rua, embriagado de éter. Novo cordão levou-me, porém, para outro lado, e, nesse vai-vem, fui arrastado pelos acontecimentos. Um jacto de perfume me atingia às vezes. Procurava, com os olhos gratos, a origem dessa carícia, mas percebia, desanimado, que aquele jacto resvalara de outro rosto a que o destinara uma boneca holandesa. Contudo, aquelas migalhas me consolavam e comoviam. Deem-me um jacto de éter perdido no espaço e construirei um reino. Mas a boneca holandesa foi arrastada por um príncipe russo, que a livrou dos braços de um marinheiro. 


(O amanuense Belmiro, 1938.) 1pince-nez: óculos, sem hastes laterais, que se prendem ao nariz com uma mola. 2confetti: confetes 


Em “Mas a boneca holandesa foi arrastada por um príncipe russo, que a livrou dos braços de um marinheiro” (2o parágrafo), a figura de linguagem empregada pelo autor na caracterização dos personagens foi a) a metonímia. 

a) metonímia
b) o paradoxo. 
c) o eufemismo. 
d) a antítese. 
e) a gradação.

























Resposta: a)
lqdm12
lqdm12
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 18/05/2018
Idade : 25
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Figura de linguagem Empty Re: Figura de linguagem

Mensagem por lqdm12 Seg 17 Set 2018, 15:32

(Univag 2018/1) Pus-me a examinar colombinas fáceis, do lado da Praça Sete, quando inesperadamente me vi envolvido no fluxo de um cordão. Procurei desvencilhar-me, como pude, mas a onda humana vinha imensa, crescendo em torno de mim, por trás, pela frente e pelos flancos. Entreguei-me, então, àquela humanidade que me pareceu mais cansada que alegre. Os sambas eram tristes e os homens pingavam suor como se viessem do fundo de uma mina. Um máscara-de-macaco deu-me o braço e mandou-me cantar. Respondi-lhe que, em rapaz, consumi a garganta em serenatas e que esta, já agora, não ajudava. Imagino a figura que fiz, de colarinho alto e pince-nez1 , no meio daquela roda alegre, pois os foliões se engraçaram comigo, e fui, por momentos, o atrativo do cordão. Tanto fizeram que, sem perceber o disparate, me pus a entoar velha canção de Vila Caraíbas. Uma gargalhada espantosa explodiu em torno de mim. Deram-me uma corrida e, depois de me terem atirado confetti2 à boca, abandonaram-me ao meio da rua, embriagado de éter. Novo cordão levou-me, porém, para outro lado, e, nesse vai-vem, fui arrastado pelos acontecimentos. Um jacto de perfume me atingia às vezes. Procurava, com os olhos gratos, a origem dessa carícia, mas percebia, desanimado, que aquele jacto resvalara de outro rosto a que o destinara uma boneca holandesa. Contudo, aquelas migalhas me consolavam e comoviam. Deem-me um jacto de éter perdido no espaço e construirei um reino. Mas a boneca holandesa foi arrastada por um príncipe russo, que a livrou dos braços de um marinheiro. 


(O amanuense Belmiro, 1938.)

1pince-nez: óculos, sem hastes laterais, que se prendem ao nariz com uma mola.

2confetti: confetes 


Em “Mas a boneca holandesa foi arrastada por um príncipe russo, que a livrou dos braços de um marinheiro” (2o parágrafo), a figura de linguagem empregada pelo autor na caracterização dos personagens foi a) a metonímia. 

a) metonímia
b) o paradoxo. 
c) o eufemismo. 
d) a antítese. 
e) a gradação.

















Resposta: a)[/quote]

Enviado pelo Topic'it
lqdm12
lqdm12
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 18/05/2018
Idade : 25
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos