PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crase

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Crase

Mensagem por Nova Era Seg 02 Jul 2018, 12:39

Em ''Ela precisa estar atenta (...) à velocidade média dos carros por onde trafega, às orientações do GPS (...).'', o sinal indicador de crase é necessário. Em qual opção ele também deve ser usado?
(A) As pessoas a que me refiro são aquelas que não se concentram em uma única coisa
(B) Esta informação dada aos pais é semelhante a que foi divulgada na escola.
(C) As crianças devem estar atentas a algumas informações veiculadas pela mídia.
(D) A reportagem a qual li trazia dados novos sobre crianças que receberam uma profusão de estímulos
(E) Pai se professores estão lado a lado, buscando minimizar os problemas enfrentados com as crianças

Por que não A?


Última edição por Nova Era em Ter 03 Jul 2018, 09:33, editado 1 vez(es)
Nova Era
Nova Era
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 529
Data de inscrição : 05/11/2017
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Crase

Mensagem por Elcioschin Seg 02 Jul 2018, 15:51

Parece-me que antes do pronome que não cabe crase .
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71859
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Crase

Mensagem por PedroX Seg 02 Jul 2018, 18:48

Nova Era escreveu:(A) As pessoas a que me refiro são aquelas que não se concentram em uma única coisa
Se você substituir o substantivo por um masculino, vai notar que não aparece um "ao". Logo, não há crase nesse caso. Por exemplo: "Os humanos a que me refiro..."

Note que você poderia usar "às que", do mesmo que poderia usar "aos que" no masculino.

(B) Esta informação dada aos pais é semelhante a que foi divulgada na escola.
A informação é "semelhante a" algo. Como esse algo é feminino, e requer o artigo "a", há crase. Observe: "É semelhante ao anúncio."

(C) As crianças devem estar atentas a algumas informações veiculadas pela mídia.
Antes de "algumas" não usamos crase. Note que, se fosse usada a expressão "a alguns anúncios veiculados", não haveria artigo "o".

(D) A reportagem a qual li trazia dados novos sobre crianças que receberam uma profusão de estímulos
O verbo "ler" exige um objeto direto. (Correto: "Eu li um livro"; Incorreto: "Eu li a um livro"). Portanto, a expressão "a qual" não tem crase nesse caso. Haveria crase se, por exemplo, o verbo "assistir" fosse usado.

(E) Pai se professores estão lado a lado, buscando minimizar os problemas enfrentados com as crianças
Não se usa crase antes de palavras no masculino ("lado").
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1041
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Crase

Mensagem por Nova Era Seg 02 Jul 2018, 20:36

Muito obrigado PedroX e Elcioschin por me ajudarem
Nova Era
Nova Era
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 529
Data de inscrição : 05/11/2017
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Crase

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos