PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Probabilidade: frequência de eventos

Ir para baixo

Probabilidade: frequência de eventos Empty Probabilidade: frequência de eventos

Mensagem por Dracalbus Qui 02 Nov 2017, 12:48

Alguns exemplos do que me intriga:

1) Maria observou, durante 100 dias, que sempre que João leva sua toalha para o banheiro, ele toma banho (considere que João só toma um banho por dia). No 101° dia, João estava a caminho do banheiro com a toalha na mão, qual a probabilidade de que João tome banho? E se, das 100 vezes que ele levou a toalha para o banheiro, João só tomou banho 80 vezes?

É correto afirmar que a resposta para a primeira pergunta é 100% e para a segunda é 80%? Preciso de uma amostra maior?

2) Seguindo essa mesma ideia. Se noticiário afirma que na região X, 25 a cada 100 pessoas morreram ao visitar o local Y, é correto afirmar que existe 25% de chances de um morador Z morrer ao visitar no local Y?

3) Esse tipo de cálculo é estranho, porque não tem um conjunto de possibilidades bem definidas, como é com um dado ou uma moeda. Aí, me surgem perguntas do tipo: Como é que se calcula a probabilidade de ser morto por um objeto estranho que caiu do céu?

A dúvida, basicamente, é esta: nesses casos, calcula-se a probabilidade de acordo com eventos passados?
Dracalbus
Dracalbus
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 28/10/2017
Idade : 25
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade: frequência de eventos Empty Re: Probabilidade: frequência de eventos

Mensagem por Dracalbus Seg 06 Nov 2017, 12:31

A dúvida é só uma. As situações apresentadas são apenas exemplos. Ficarei grato se alguém me responder.
Dracalbus
Dracalbus
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 28/10/2017
Idade : 25
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos