PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Densidade de fluxo elétrico

2 participantes

Ir para baixo

Densidade de fluxo elétrico Empty Densidade de fluxo elétrico

Mensagem por pertinax Sáb 30 Set 2017, 14:04

Boa tarde, 
   ficaria imensamente agradecido se alguém puder me auxiliar a entender a seguinte fórmula: 
   Densidade de fluxo elétrico Sem_ty10
   gostaria de entender como defino a direção do vetor unitário âN. Por exemplo, é pedido para realizar o cálculo da densidade de fluxo elétrico no ponto A(-2,7,3), sendo fornecido um campo de uma superfície de cargas no ponto x=-3 e densidade superficial de -0.4nC/m^2. No fim, como ficaria meu vetor D? Agradeço a atenção!
pertinax
pertinax
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 05/08/2013
Idade : 27
Localização : Colina, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Densidade de fluxo elétrico Empty Re: Densidade de fluxo elétrico

Mensagem por Elcioschin Sáb 30 Set 2017, 16:58

Parte eu posso explicar.

Em qualquer bom livro/apostila ou mesmo na internet você encontra a seguinte demonstração:

Eletrostática - Condutor plano (Película plana uniformemente eletrizada com densidade superficial de cargas ρs).

A demonstração é bem simples e se baseia no Teorema da Gauss: a superfície gaussiana escolhida é um cilindro, interceptado perpendicularmente pela superfície plana.

Sendo ∆A a área da seção transversal do cilindro e ∆q a carga contida nesta área ---> ∆q = ρs.∆A

φb = E.∆A.cos0º --->  φ = 2.φb ---> φ = 2.E.∆A 

φ = ∑Qi/ε --->  2.E.∆A = ∆q/ε ---> E = (∆q/∆A)/2.ε ---> E = ρs/2.ε ---> Módulo do campo elétrico
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71994
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos