PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acentuação

2 participantes

Ir para baixo

Acentuação Empty Acentuação

Mensagem por jhhj234 Sáb 01 Abr 2017, 22:07

Por que a separação silábica de juiz é ju-iz sendo que uma das regras da divisão silábica é não separar ditongos?
jhhj234
jhhj234
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 513
Data de inscrição : 05/04/2016
Idade : 25
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação Empty Re: Acentuação

Mensagem por Emersonsouza Sáb 01 Abr 2017, 22:41

A palavra juiz não apresenta ditongo e sim um hiato,pois ao prenunciarmos essa palavra percebemos que ela é dita em "dois tempos",isto é. , damos uma pequena pausa para falar essa palavra.
Outra maneira de resolver isso é lembrar da definição de sílaba,que é um conjunto de sons(fonemas) que podem ser pronunciados de uma só vez .
Acho que é isso !
Emersonsouza
Emersonsouza
Fera
Fera

Mensagens : 1100
Data de inscrição : 14/01/2015
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação Empty Re: Acentuação

Mensagem por jhhj234 Sáb 01 Abr 2017, 23:08

Emersonsouza escreveu:A palavra juiz não   apresenta ditongo e sim um hiato,pois ao prenunciarmos  essa palavra percebemos que ela  é dita em "dois tempos",isto é. , damos uma pequena pausa para falar essa palavra.
Outra maneira de resolver isso é lembrar da definição de sílaba,que é um conjunto de sons(fonemas) que podem ser pronunciados de uma só vez .
Acho que é isso !
É que se você parar para pensar,muitos professores e sites dizem que ditongo é um encontro vocálico na mesma vogal.Mas se você for seguir a regra de divisão silábica não separa os ditongos mas para você saber se é ditongo ou não você tem que separar as silabas.Na minha cabeça isso não faz o menor sentido
jhhj234
jhhj234
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 513
Data de inscrição : 05/04/2016
Idade : 25
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação Empty Re: Acentuação

Mensagem por Convidado Dom 02 Abr 2017, 00:38

O colega está certo. Trata-se de um hiato.

http://aprenderportugues.com.br/juiz-ou-juiz-juizo-ou-juizo/

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação Empty Re: Acentuação

Mensagem por jhhj234 Dom 02 Abr 2017, 12:51

tonico escreveu:O colega está certo. Trata-se de um hiato.

http://aprenderportugues.com.br/juiz-ou-juiz-juizo-ou-juizo/
Mas o que eu quero saber é como eu vou diferenciar se é hiato ou ditongo/tritongo?Se eu usar a separação de sílabas para isso vai surgir um impasse.
jhhj234
jhhj234
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 513
Data de inscrição : 05/04/2016
Idade : 25
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação Empty Re: Acentuação

Mensagem por Emersonsouza Qua 05 Abr 2017, 23:22

Não existe uma regra exata que vai dizer quando é ou não ditongo ou hiato, o que se pode fazer é  analisar  a palavra ao pronuncia-la.
Ex:  a palavra caixa  apresenta um ditongo . 
Para comprovar essa afirmação  basta lembrar da definição de silaba.
Silaba :é um conjunto de sons (fonemas) que podem se pronunciados em uma única emissão de ar ,isto é, eu não dou uma  pausa ao falar essa parte .
Voltando para a palavra caixa  eu percebo que ao pronuncia-la  consigo falar a parte "cai " de uma só vez ,sem pausa.
Isso não ocorre na palavra juiz , eu dou uma pausa no "ju" e em seguida falo o restante da palavra "iz".
Pode-se dizer que o número de pausas que eu dou para falar certa palavra é equivalente ao numero de sílabas .
Bem ,acho que é isso !
Emersonsouza
Emersonsouza
Fera
Fera

Mensagens : 1100
Data de inscrição : 14/01/2015
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação Empty Re: Acentuação

Mensagem por jhhj234 Qui 06 Abr 2017, 13:05

Emersonsouza escreveu:Não existe uma regra exata que vai dizer quando é ou não ditongo ou hiato, o que se pode fazer é  analisar  a palavra ao pronuncia-la.
Ex:  a palavra caixa  apresenta um ditongo . 
Para comprovar essa afirmação  basta lembrar da definição de silaba.
Silaba :é um conjunto de sons (fonemas) que podem se pronunciados em uma única emissão de ar ,isto é, eu não dou uma  pausa ao falar essa parte .
Voltando para a palavra caixa  eu percebo que ao pronuncia-la  consigo falar a parte "cai " de uma só vez ,sem pausa.
Isso não ocorre na palavra juiz , eu dou uma pausa no "ju" e em seguida falo o restante da palavra "iz".
Pode-se dizer que o número de pausas que eu dou para falar certa palavra é equivalente ao numero de sílabas .
Bem ,acho que é isso !
Sim,você está certo.Mas essa análise um pouco intuitiva geralmente leva ao erro,eu acho que esse tipo de questões não deveriam ser cobradas em provas,visto que em uma análise geral é um pouco relativa.Mas,muito obrigado!
jhhj234
jhhj234
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 513
Data de inscrição : 05/04/2016
Idade : 25
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação Empty Re: Acentuação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos