PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acentuação

5 participantes

Ir para baixo

Acentuação  Empty Acentuação

Mensagem por PedroFagundes Seg 11 Abr 2022, 10:13

(UEPG-PR) O item em que necessariamente o vocábulo deve receber acento gráfico é:

a) historia 
b) ciume 
c) amem
d) numero
e) ate

Spoiler:

Dúvida: não entendi a questão, gostaria de um esclarecimento. 

Grato.

PedroFagundes
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 128
Data de inscrição : 27/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação  Empty Re: Acentuação

Mensagem por castelo_hsi Seg 11 Abr 2022, 13:49

Saudações, 

a questão pede basicamente pra que você verifique se as palavras dadas existem somente com acento ou não. 

Na alternativa a), note que 'historia' pode ser a conjugação do verbo "historiar" no presente do indicativo. 

Na alternativa c), note que 'amem' pode ser a conjugação do verbo "amar" no presente do subjuntivo. 

Na alternativa d), note que 'ate' pode ser a conjugação do verbo "atar" no presente do subjuntivo. 

Por eliminação, você verifica que a única que deve ser acentuada é a b).

A palavra 'ciume' não existe na língua portuguesa, apenas "ciúme".

castelo_hsi
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 625
Data de inscrição : 27/06/2021
Localização : São Paulo - SP

Giovana Martins e PedroFagundes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação  Empty Re: Acentuação

Mensagem por PedroFagundes Seg 11 Abr 2022, 14:03

Prezado Castelo, 

Muito obrigado, mesmo! O conceito de "Vocábulo" não estava muito claro pra mim. 

At.te,

PedroFagundes
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 128
Data de inscrição : 27/07/2020

Giovana Martins e castelo_hsi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação  Empty Re: Acentuação

Mensagem por Giovana Martins Sex 27 maio 2022, 20:25

Obrigada, Castelo. Questão bem legal.

Deixo alguns comentários. Se houver erros, avisem. Pensando acerca da tonicidade das sílabas em cada palavra

Item A) Paroxítona terminada em ditongo, logo, recebe acentuação. Paroxíta, pois a sílaba tônica (-tó) encontra-se na penúltima sílaba da palavra. Grafia correta: história. 

His - tó - ria

Item B) Hiato na posição paroxítona, logo, recebe acentuação. Paroxíta, pois a sílaba tônica (-u) encontra-se na penúltima sílaba da palavra. Grafia correta: ciúme . 

Ci - ú - me

Item C) Oxítona terminada em "-em", logo, recebe acentuação. Oxítona, pois a sílaba tônica (-mém) encontra-se na última sílaba da palavra. Grafia correta: Amém. 

A - mém

Item D) Proparoxítona, portanto, recebe acento. Proparoxítona, pois a sílaba tônica (-nú) encontra-se na antepenúltima sílaba da palavra. Grafia correta: Número. 

Todas as proparoxítonas são acentuadas. 

Nú - me - ro

Item E) Oxítona terminada em "-e", logo, recebe acentuação. Oxítona, pois a sílaba tônica (-té) encontra-se na última sílaba da palavra. Grafia correta: Até. 

A - té

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7706
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

castelo_hsi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação  Empty Re: Acentuação

Mensagem por Lucas Al. Dom 29 maio 2022, 19:55

castelo_hsi escreveu:Saudações, 

a questão pede basicamente pra que você verifique se as palavras dadas existem somente com acento ou não. 

Na alternativa a), note que 'historia' pode ser a conjugação do verbo "historiar" no presente do indicativo. 

Na alternativa c), note que 'amem' pode ser a conjugação do verbo "amar" no presente do subjuntivo. 

Na alternativa d), note que 'ate' pode ser a conjugação do verbo "atar" no presente do subjuntivo. 

Por eliminação, você verifica que a única que deve ser acentuada é a b).

A palavra 'ciume' não existe na língua portuguesa, apenas "ciúme".

Mas há "ciume" no presente do subjuntivo: "que eu ciume". Forma conjugada do verbo "Ciumar":

https://www.conjugacao.com.br/verbo-ciumar/
Lucas Al.
Lucas Al.
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/04/2022
Idade : 25
Localização : PERNAMBUCO

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação  Empty Re: Acentuação

Mensagem por petras Dom 29 maio 2022, 21:51


____________________________________________
Acentuação  Profis10
_______________________________
              "Ex nihilo nihil fit"

petras
Monitor
Monitor

Mensagens : 2062
Data de inscrição : 10/06/2016
Idade : 58
Localização : bragança, sp, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação  Empty Re: Acentuação

Mensagem por castelo_hsi Seg 30 maio 2022, 02:59

Lucas Al. escreveu:
castelo_hsi escreveu:Saudações, 

a questão pede basicamente pra que você verifique se as palavras dadas existem somente com acento ou não. 

Na alternativa a), note que 'historia' pode ser a conjugação do verbo "historiar" no presente do indicativo. 

Na alternativa c), note que 'amem' pode ser a conjugação do verbo "amar" no presente do subjuntivo. 

Na alternativa d), note que 'ate' pode ser a conjugação do verbo "atar" no presente do subjuntivo. 

Por eliminação, você verifica que a única que deve ser acentuada é a b).

A palavra 'ciume' não existe na língua portuguesa, apenas "ciúme".

Mas há "ciume" no presente do subjuntivo: "que eu ciume". Forma conjugada do verbo "Ciumar":

https://www.conjugacao.com.br/verbo-ciumar/
Saudações. 

O vocábulo "ciume" não consta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 

Acentuação  HwxJRUYAkqpU67ZLIiKiv31IlozBatd2SURExDZJIiIiE6xuJSIiMsGQJCIiMsGQJCIiMsGQJCIiMsGQJCIiMsGQJCIiMsGQJCIicgj4f7+sOFf7eNgwAAAAAElFTkSuQmCC

Além disso, acredito que possa haver problema no site que você citou ou nos que eu vou citar... 

Em alguns os outros, a conjugação do verbo "ciumar" no presente do subjuntivo é "ciúme".

Conjugação do verbo ciumar no conjuga-me

Conjugação do verbo ciumar - Conjugar ciumar (conjugacao-de-verbos.com)

castelo_hsi
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 625
Data de inscrição : 27/06/2021
Localização : São Paulo - SP

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação  Empty Re: Acentuação

Mensagem por Lucas Al. Ter 31 maio 2022, 15:30

castelo_hsi escreveu:
Lucas Al. escreveu:
castelo_hsi escreveu:Saudações, 

a questão pede basicamente pra que você verifique se as palavras dadas existem somente com acento ou não. 

Na alternativa a), note que 'historia' pode ser a conjugação do verbo "historiar" no presente do indicativo. 

Na alternativa c), note que 'amem' pode ser a conjugação do verbo "amar" no presente do subjuntivo. 

Na alternativa d), note que 'ate' pode ser a conjugação do verbo "atar" no presente do subjuntivo. 

Por eliminação, você verifica que a única que deve ser acentuada é a b).

A palavra 'ciume' não existe na língua portuguesa, apenas "ciúme".

Mas há "ciume" no presente do subjuntivo: "que eu ciume". Forma conjugada do verbo "Ciumar":

https://www.conjugacao.com.br/verbo-ciumar/
Saudações. 

O vocábulo "ciume" não consta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 

Acentuação  HwxJRUYAkqpU67ZLIiKiv31IlozBatd2SURExDZJIiIiE6xuJSIiMsGQJCIiMsGQJCIiMsGQJCIiMsGQJCIiMsGQJCIiMsGQJCIicgj4f7+sOFf7eNgwAAAAAElFTkSuQmCC

Além disso, acredito que possa haver problema no site que você citou ou nos que eu vou citar... 

Em alguns os outros, a conjugação do verbo "ciumar" no presente do subjuntivo é "ciúme".

Conjugação do verbo ciumar no conjuga-me

Conjugação do verbo ciumar - Conjugar ciumar (conjugacao-de-verbos.com)

Olá, amigo. Tudo bem com vc?

Acredito que o Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) não apresenta todas as formas conjugadas de certos verbos (observe a imagem abaixo). Além de palavras pertencentes a outras classes. Logo, a gente precisa ter um certo cuidado ao consultar o Volp. 

Acentuação  Screen10


Todavia, acho que os dados daquelas páginas de conjugação que vc apresentou estão corretas. Uma vez que dessa forma já resolveria a questão acima. 

Talvez, o site de onde tirei as conjugações esteja desatualizado quanto ao Novo Acordo Ortográfico ou então seria um erro afim do autor da página (erro de digitação, p. ex.). Enfim, agradeço a sua observação — de grande valia, a propósito.
Lucas Al.
Lucas Al.
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/04/2022
Idade : 25
Localização : PERNAMBUCO

Giovana Martins e castelo_hsi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Acentuação  Empty Re: Acentuação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos