PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A redação e o tempo

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

A redação e o tempo Empty A redação e o tempo

Mensagem por nivlek Qui 02 Fev 2017, 00:46

Boa noite, Colegas! Smile

Em um vestibular estilo ENEM (com 3 minutos médios para resolver cada questão), quanto tempo acham que é preciso reservar para uma redação nota 1000?
nivlek
nivlek
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 26/01/2017
Idade : 24
Localização : Tres Lagoas - MS -Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A redação e o tempo Empty Re: A redação e o tempo

Mensagem por Hayzel Sh Qui 02 Fev 2017, 00:51

Tirar 1000 no ENEM depende de muita sorte (em segundo lugar, habilidade). Entretanto, em cursos concorridos, é bom reservar 1h15min, tempo o qual te permite, com alguma habilidade e treino, tirar 920~960. Reservar tempos maiores do que 1h15min já começa a te tirar competitividade. Talvez, por isso, seja bom começar a escrever a redação à caneta na folha de respostas sem fazer um rascunho antes.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

A redação e o tempo Empty Re: A redação e o tempo

Mensagem por nivlek Qui 02 Fev 2017, 00:57

HayzelS escreveu:Tirar 1000 no ENEM depende de muita sorte (em segundo lugar, habilidade). 
Obrigado pelas dicas. Também acho que dependa de sorte. Mas qual o porquê disso? (só pra ver se o motivo bate com o meu)
nivlek
nivlek
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 26/01/2017
Idade : 24
Localização : Tres Lagoas - MS -Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A redação e o tempo Empty Re: A redação e o tempo

Mensagem por Hayzel Sh Qui 02 Fev 2017, 01:02

Como eu havia dito num outro post:
Todas as redações nota mil vão para a mídia, então os corretores são orientados a serem MUITO cautelosos ao darem a nota mil pra alguém. Porque a redação pode ser 1000, mas eles não dão essa nota de verdade (devem descontar na competência III, provavelmente) porque a redação está muito 'apelativa', 'pretensiosa', ou então com potencial de ofender a algum grupo social. Ou seja, a redação tem que estar muito apresentável também (já que redações nota mil são famosas). É como se existisse no ENEM uma sexta competência na correção da redação, secreta, caracterizada por "apresentabilidade", a mais difícil delas.

Se os próprios corretores do ENEM forem fazer a redação e ficarem durante 5h fazendo ela, eles não tiram 1000, porque depende de sorte, e, em segundo lugar, de habilidade (necessária, obviamente).
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

A redação e o tempo Empty Re: A redação e o tempo

Mensagem por nivlek Qui 02 Fev 2017, 14:00

Era isso que eu pensava. Mais pelo receio que os corretores têm em dar nota 1000 pela aparição na mídia, mas não sabia que eles eram instruídos a ter esse cuidado. Além disso, a redação tem que ter 1000 dos dois corretores.
Enfim, obrigado pelo esclarecimento.
nivlek
nivlek
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 26/01/2017
Idade : 24
Localização : Tres Lagoas - MS -Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A redação e o tempo Empty Re: A redação e o tempo

Mensagem por Convidado Sáb 04 Fev 2017, 01:45

A redação que recebe nota 1000 vai pra uma banca especial julgar (essa banca só julga notas 1000), pra ver se de fato vale 1000 mesmo. Bom, creio que é isso. 

Se você tiver a mão treinada, como esse prof comenta aqui, bastam 30 minutos pra fazer um bom rascunho, mais uns 15 min pra passar a limpo. https://www.youtube.com/watch?v=hbgC_fNogtI

Veja o que ele faz com 19 minutos. Tudo que ele expõe ali ele teria feito, num rascunho, em uns 5 minutos, no máximo. Claro, falo da parte 'mapa-mental' no quadro. Tá acostumado.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A redação e o tempo Empty Re: A redação e o tempo

Mensagem por _Arthur_ Sáb 04 Fev 2017, 01:53

Giovanni Paolo escreveu:A redação que recebe nota 1000 vai pra uma banca especial julgar (essa banca só julga notas 1000), pra ver se de fato vale 1000 mesmo. Bom, creio que é isso. 
Fonte?
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

A redação e o tempo Empty Re: A redação e o tempo

Mensagem por nivlek Sáb 04 Fev 2017, 02:02

Giovanni Paolo escreveu:A redação que recebe nota 1000 vai pra uma banca especial julgar (essa banca só julga notas 1000), pra ver se de fato vale 1000 mesmo. Bom, creio que é isso. 

Se você tiver a mão treinada, como esse prof comenta aqui, bastam 30 minutos pra fazer um bom rascunho, mais uns 15 min pra passar a limpo. https://www.youtube.com/watch?v=hbgC_fNogtI

Veja o que ele faz com 19 minutos. Tudo que ele expõe ali ele teria feito, num rascunho, em uns 5 minutos, no máximo. Claro, falo da parte 'mapa-mental' no quadro. Tá acostumado.
Vou assistir ao vídeo. Não acredito que exista uma banca especial para corrigir redações nota máxima pois as redações 1000 que encontro na internet decepcionam... 
Já tive uma professora corretora que errava feio na correção das minhas redações. Não acho que exista exagerada preocupação em dar nota 1000, mas é difícil manter uma redação em linha reta em tão pouco tempo e pressão no dia da prova e por isso o número é bem reduzido.
nivlek
nivlek
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 26/01/2017
Idade : 24
Localização : Tres Lagoas - MS -Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A redação e o tempo Empty Re: A redação e o tempo

Mensagem por _Arthur_ Sáb 04 Fev 2017, 02:04

HayzelS escreveu:Tirar 1000 no ENEM depende de muita sorte (em segundo lugar, habilidade).
O curioso é que há alunos que tiram 1000 duas vezes seguidas, isto é, sorte²!
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

A redação e o tempo Empty Re: A redação e o tempo

Mensagem por Convidado Sáb 04 Fev 2017, 02:14

SCOFIELD escreveu:
Giovanni Paolo escreveu:A redação que recebe nota 1000 vai pra uma banca especial julgar (essa banca só julga notas 1000), pra ver se de fato vale 1000 mesmo. Bom, creio que é isso. 
Fonte?

Se não me engano, faz pouco tempo que eu vi o ministro falando em algum vídeo, mas posso estar enganado. 

Veja notícia um pouco mais antiga http://veja.abril.com.br/educacao/enem-redacao-nota-1-000-sera-avaliada-pela-banca/

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A redação e o tempo Empty Re: A redação e o tempo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos