PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livros pro IME

2 participantes

Ir para baixo

Livros pro IME Empty Livros pro IME

Mensagem por Diego FB11 Ter 15 Nov 2016, 21:35

Bom, eu estou no final do 1º ano do EM e quero muito ingressar no IME. Já pesquisei muito e montei um bom programa de estudo, já que vou estudar por conta própria. Porém, faltam alguns livros e não posso comprá-los agora, então queria saber se alguém tem os PDFs pra me mandar?
Os livros são

TÓPICOS DE MATEMÁTICA IME-ITA-OLIMPÍADAS VOLUME 3

Elementos da Matemática (IME-ITA) Volume 3

Elementos da Matemática (IME-ITA) Volume 4

A Física no vestibular do IME- 1980 a 2015

Problemas de Física Krotov (EM PORTUGUÊS) 

Desde já agradeço!

Diego FB11
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/11/2016
Idade : 23
Localização : São Louenço

Ir para o topo Ir para baixo

Livros pro IME Empty Re: Livros pro IME

Mensagem por Pietro Tavares Qui 17 Nov 2016, 16:25

Olá Diego FB11,

Antes de tudo:
Esses livros só vão ser produtivos se você tiver uma base impecável nos assuntos, já ter feito inúmeras questões difíceis mas mesmo assim quiser aprofundar ainda mais (o que eu acho bastante justo vista a insanidade da prova do IME). Só queria deixar claro que é essencial você ter uma base formidável antes de partir para esses livros, isto é, não faz sentido algum pegar um Krotov ou Saraeva sem ter feito o Tópicos de Física antes (essa é a ideia).

Findado este breve "sermão" (me desculpe), é com pesar que te digo: já me matei de procurar os livros do Rufino e do Aref na internet, não os encontrei por nada.

Te recomendo comprá-los via mercado livre, estantevirtual ou até mesmo, se você tiver condições, da vestseller.

Mais uma vez, revise sua base antes de aprofundar.
E boa sorte!
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Livros pro IME Empty Re: Livros pro IME

Mensagem por Diego FB11 Qui 17 Nov 2016, 21:36

Então... Os livros do Aref não consegui achar todos. Achei 2 volumes só o 4 (Combinatória e Determinantes) e o 7 (Complexos, Polinômios, ...) e pretendo comprar os volumes 2  (Progressões e Logaritmos) e 3 (Trigonometria). De geometria plana vou usar Morgado e Geo. Analítica e Espacial o FME. Do FME vou usar também os volumes 1 (Conjuntos e Funções) , 5(Combinatória e Probabilidade)e um pouco do 8 (limites, derivadas e noções de integral pq quero OBF e pra isso vou estudar também por Sears). Aí depois vou usar todos do Rufino ( já tenho 2 volumes) e partir pro Tópicos pra fechar um bom embasamento... Pretendo acabar isso em uns 4 meses no máximo, fazendo tudo com atenção... Aí vou pro aprofundamento com vários livros que tenho pdf.. Com relação à física, já tenho os volumes do Tópicos, do RB e Física Clássica (para eventuais consultas) e Sears tb... Depois é só exercícios.. nao achei nehum livro pra aprofundar mais! Valeu aí pelas dicas!

Diego FB11
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/11/2016
Idade : 23
Localização : São Louenço

Ir para o topo Ir para baixo

Livros pro IME Empty Re: Livros pro IME

Mensagem por Pietro Tavares Sex 18 Nov 2016, 00:20

Diego,

Ótima lista, eu só trocaria o combinatória do Aref pelo do Morgado. Fiz os vol. 1 e 3 do Tópicos de Física, o livro é apaixonante, você fez muito bem em escolhê-lo.
E (mais um pitaco) 4 meses para fazer tudo isso com atenção vai ser praticamente impossível. Vou te dar uma noção:
Eu, estudando em média 12 horas por dia, levei quase 3 semanas para concluir os 2 volumes de geometria plana do Morgado (pulando certos exercícios desumanos que você não deverá pular). Digo, essa lista que você montou está muito poderosa (com razão) para ser liquidada em 4 meses.

Você ainda terá outro ano para se preparar, aconselho fortemente você gastar esse em um impecável embasamento, e o próximo (pra valer) com aprofundamento e MUITA resolução de prova.

Minha dica derradeira, faça revisões, a curva do esquecimento é fatal a inúmeros candidatos IME/ITA.
Grande abraço.
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Livros pro IME Empty Re: Livros pro IME

Mensagem por Diego FB11 Sex 18 Nov 2016, 14:25

Obrigado mesmo!! O livro de Combinatória do Morgado já tenho, mas ia usar o Aref para um primeiro contato e depois o Morgado pra um aprofundamento.. A respeito de fazer revisão, pensei em no final das etapas ir montando umas tabelas pequenas e objetivas pra um futuro esquecimento... E comprei um tablet para facilitar o estudo. Você acha que só ler e fazer exercícios tá bom, ou fazer um resumo ou algo do tipo seria melhor? Desde já agradeço!

Diego FB11
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/11/2016
Idade : 23
Localização : São Louenço

Ir para o topo Ir para baixo

Livros pro IME Empty Re: Livros pro IME

Mensagem por Pietro Tavares Sex 18 Nov 2016, 15:49

Entendi, o morgado é mais aprofundado mesmo. Tem certos exercícios lá que acho muito exagerados (até para o IME).
Quanto à fazer resumo, eu sou terminantemente contra, acho que se perde muito tempo e se ganha pouco.
Há 2 métodos de revisão que eu acho bem interessantes:
1) Não fazer TODOS os exercícios de um tópico/capítulo de uma vez, suponha que você esteja estudando geometria pelo morgado. Não faça todos os exercícios do capítulo de principais cevianas, por exemplo, pois você vai decorar a fórmula delas mas vai esquecer dali umas 2 ou 3 semanas. Faça uns 70~80%. 2 semanas após ter estudado aquele assunto, volte e faça mais 10% dos exercícios. 2 semanas depois desta, mais 10%. (Entendeu a ideia?)
2)  Fazer, esporádicamente, listas de exc do rumoaoita dos assuntos que você estudou já tem algumas semanas.

Claro, para isso você vai precisar de muita organização e método. Crie blocos de notas ou planilhas no excel e vá colocando o que for estudando, quantos exercícios fez, a data etc etc, para não ficar confuso sobre o quê e quando revisar.
O objetivo é você ter cada vez mais coisa para revisar mesmo, até chegar o momento em que você não tenha quase nada para estudar e então entre numa espécie de estado de "revisão cíclica contínua" (Essa é a hora para começar a fazer muitas provas anteriores). Acredite, isso é absurdamente eficaz. Você vai chegar na hora da prova com muito mais coisa "fresca" na sua cabeça.
Por fim, é necessário humildade na hora de fazer o embasamento, se os exercícios estão no livro eles devem ser feitos, não importa se são da FATEC ou da Olimpíada Chinesa. Um embasamento formidável já é suficiente para entrar no IME/ITA, tanto que muita gente passa sem nunca ouvir falar em Irodov ou Una visión de la planímetria..

Abraço!
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Livros pro IME Empty Re: Livros pro IME

Mensagem por Diego FB11 Sex 18 Nov 2016, 16:01

Vlw mesmo! vou seguir as dicas!

Diego FB11
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/11/2016
Idade : 23
Localização : São Louenço

Ir para o topo Ir para baixo

Livros pro IME Empty Re: Livros pro IME

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos