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Mensagem por Isadora1998 Qua 02 Nov 2016, 12:31




Após o desmonte da bateria automotiva, é obtida uma pasta residual de 6 kg, em que 19%,
em massa, é dióxido de chumbo(IV), 60%, sulfato de chumbo(II) e 21%, chumbo metálico. O
processo pirometalúrgico é o mais comum na obtenção do chumbo metálico, porém, devido à
alta concentração de sulfato de chumbo(II), ocorre grande produção de dióxido de enxofre
(SO2), causador de problemas ambientais. Para eliminar a produção de dióxido de enxofre,
utiliza-se o processo hidrometalúrgico, constituído de três etapas, no qual o sulfato de
chumbo(II) reage com carbonato de sódio a 1,0 mol/L a 45 °C, obtendo-se um sal insolúvel
(etapa 1), que, tratado com ácido nítrico, produz um sal de chumbo solúvel (etapa 2) e, por
eletrólise, obtém-se o chumbo metálico com alto grau de pureza (etapa 3).


Considerando a obtenção de chumbo metálico a partir de sulfato de chumbo(II) na pasta
residual, pelo processo hidrometalúrgico, as etapas 1, 2 e 3 objetivam, respectivamente,

a) a lixiviação ácida e dessulfuração; a lixiviação básica e solubilização; a redução do
Pb4+ em Pb0
.
b) a lixiviação ácida e dessulfuração; a lixiviação básica e solubilização; a redução do
Pb2+ em Pb0
.
c) a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida e solubilização; a redução do
Pb0 em Pb2+
.
d) a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida e solubilização; a redução do
Pb4+ em Pb0
.
e) a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida e solubilização; a redução do
Pb2+ em Pb0
.
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