PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Função do Segundo Grau

2 participantes

Ir para baixo

Função do Segundo Grau Empty Função do Segundo Grau

Mensagem por Willian.Rod Ter 28 Jun 2016, 15:02

(MACKENZIE) Na função real definida por f(x) = x² +2 mx - (m-2), sabe-se que f(a)=f(b)=0,
onde  a<1< b
Então, em U = {-4; -3; -2; -1; 0; 1; 2; 3; 4}, o número de valores que m pode assumir é:

a)1 (Gabarito )
b)2
c)3
d)4
e)9




Antes de mais nada, há um outro tópico com uma resolução que não entendi: https://pir2.forumeiros.com/t67660-funcao-do-2-grau

Enfim, eu fiz o seguinte, condicionei o ∆ a ser >= 0 e fiquei com b^2-4ac >=0 , pois trata-se de uma função real certo?!
ficou: (2m)^2 -4.1.(-m+2) >=0
4m^2+4m-8 >=0

para que essa nova equação seja satisfeita, cheguei a m<=-2 ou m>=1, se essa fosse a resposta, no conjunto que ele me da eu teria ainda, 7 possibilidades, mas isso nem é cogitado nas respostas, travei aqui, gostaria de ajuda, desde ja agradeço
Att.

Willian.Rod
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/04/2016
Idade : 30
Localização : Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Função do Segundo Grau Empty Re: Função do Segundo Grau

Mensagem por estraveneca Ter 28 Jun 2016, 15:58

O número 1 está entre as raízes. O a é positivo, então quando quando a função tiver o valor 1, f(x) será negativa. Veja a função: x² - 4 = 0, com raízes x = +- 2, para todo valor ENTRE +2 e -2, a função sera negativa.

Sabendo disso: f(1) < 0 

f(1) = 1 + 2m - m + 2 < 0 -> m < -3.

Note também que não é menor ou igual a -3, é apenas menor. O único valor que cabe, portanto, em um universo de U, é o -4. 

R: A.
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos