PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica

3 participantes

Ir para baixo

Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica Empty Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica

Mensagem por Hermógenes lima Seg 25 Abr 2016, 19:27

Bom, eu estava resolvendo algumas questões teóricas sobre condutores em equilíbrio eletrostático e me deparei com a seguinte dúvida:
Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica 2qvb1oj

Eu posso dizer que o corpo A acima está em equilíbrio eletrostático? Fiquei com dúvida porque, ao sofrer indução, o corpo A apresenta uma certa ''polarização'' e, na minha cabeça, haveria uma diferença de potencial entre o ''polo'' positivo e o ''polo'' negativo...
Hermógenes lima
Hermógenes lima
Jedi
Jedi

Mensagens : 256
Data de inscrição : 25/03/2015
Idade : 24
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica Empty Re: Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica

Mensagem por Christian M. Martins Seg 25 Abr 2016, 19:30

Se o rapaz que segura a barra o faz de forma completamente estática (não treme em instante algum), então sim, ela está em equilíbrio estático.

Se precisares da explicação por trás do porquê de estar em equilíbrio estático é só pedir.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica Empty Re: Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica

Mensagem por Elcioschin Seg 25 Abr 2016, 19:38

Definição de equilíbrio eletrostático

Um condutor está em equilíbrio eletrostático se suas cargas estão em equilíbrio em relação ao corpo, isto é as carga NÃO estão se movimentando em relação ao corpo. A palavra NÃO não inclui os movimentos dos elétrons em torno do núcleo.

Tanto um corpo neutro quanto um carregado podem estar em equilíbrio eletrostático. Como disse o Christian, se A e B estão parados, as cargas de ambos estão em equilíbrio eletrostático.

Agora, enquanto B está se aproximando ou se afastando de A, as cargas de A e B estão se movimentando, logo ambos NÃO estão em equilíbrio eletrostático.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71991
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica Empty Re: Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica

Mensagem por Hermógenes lima Seg 25 Abr 2016, 20:05

Bom, obrigado pelas respostas. Entendi que, como não há movimento ordenado de cargas no interior da esfera, essa está em equilíbrio eletrostático e, consequentemente, possui potencial elétrico constante em sua extensão. Só é um pouco ''difícil'' para mim aceitar que o potencial é constante justamente pelo fato de haver a ''polarização''. Enfim, provavelmente mania minha de querer complicar o que é fácil. Valeu pela atenção...
Hermógenes lima
Hermógenes lima
Jedi
Jedi

Mensagens : 256
Data de inscrição : 25/03/2015
Idade : 24
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica Empty Re: Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica

Mensagem por Elcioschin Ter 26 Abr 2016, 12:36

Você está confundindo as coisas:

Ambos os corpos estão em equilíbrio eletrostático se A e B estiverem fixos.

O potencial de B é positivo ---> UB > 0

Embora você não tenha dito na sua mensagem original, suponho que o corpo A estava neutro, antes da aproximação de B.
Depois da aproximação de B, o corpo A continua neutro, pois tem quantidades iguais de cargas positivas e negativas: as cargas estão apenas separadas. Assim, o potencial de A é NULO ---> UA = 0
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71991
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica Empty Re: Equilíbrio eletrostático - Dúvida teórica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos