PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Probabilidade Condicional

Ir para baixo

Probabilidade Condicional Empty Probabilidade Condicional

Mensagem por gusttavon Qua 23 Mar 2016, 17:31

Historicamente sabe-se que -10% dos artigos de uma firma são de segunda qualidade. Um inspetor de controle de qualidade da firma examina os artigos de um lote classificando-os como de primeira qualidade ou de segunda qualidade. Este profissional pode cometer erros de classificação. A chance de classificar um artigo de primeira categoria como sendo de segunda é 0,3. A probabilidade de que classifique um artigo de segunda categoria como sendo de primeira é de 0,4.

a) Se um artigo foi classificado como de primeira qualidade, qual a probabilidade de que a classificação esteja incorreta?

b) Considere que se um produto é classificado incorretamente, a probabilidade de que o gerente de qualidade identifiue o erro do inspetor seja de 15%. Uma vez identificado o erro a probabilidade do gerente encaminhar o inspetor para um programa de treinamento é de 25%. Se o erro não for identificado, esta probabilidade é de 17%. Finalmente o inspetor não é encaminhado para treinamento se não houve erro de classificação. Qual a probabilidade de que o inspetor seja encaminhado para o treinamento? 


Eu não achei o gabarito do exercício e não sei interpretar muito bem o problema, nunca sei classificar o dado como uma intersecção de eventos como em P(AՈB) ou um evento do tipo "A quando B ocorre" P(A|B).

Obrigado pela ajuda!
gusttavon
gusttavon
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 133
Data de inscrição : 12/01/2013
Idade : 28
Localização : São Paulo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos