PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida interpretação -Modernismo brasileiro

Ir para baixo

Dúvida interpretação -Modernismo brasileiro Empty Dúvida interpretação -Modernismo brasileiro

Mensagem por Nina Luizet Ter 21 Abr 2015, 19:56

Olá companheiros de PiR2 !.
Estou estudando o livro '' Memórias Sentimentais de João Miramar '' do Oswald de Andrade. Me deparei com a dúvida seguinte, fundamentalmente interpretativa : João Miramar, personagem principal do livro, é um rico burguês com espiríto rebelde no que tange às convenções. No entanto, no intuito de garantir estabilidade financeira, ele casa sua prima Célia, extremamente audaciosa por dinheiro. Ao meu ver, a personagem João Miramar apresenta uma personalidade muito semelhante à do próprio Oswald - o agitador modernista. Tal livro pode ter alguma influencia ou crítica
realista-determinista?. Pois, quando Miramar casa Célia ,garantindo estabilidade monetária, a personagem principal, mesmo sendo ''rebelde'', se subordina inexoravelmente às convenções sociais da época. Ademais, Oswald retrata em demasia as classes ricas e burguesas da década de 20, retratação que é característica do Realismo, à exemplo de Machado de Assis.
Agradeço desde já a ajuda!.
*Nina*.
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos