PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dúvida sobre predicativo do sujeito

2 participantes

Ir para baixo

dúvida sobre predicativo do sujeito Empty dúvida sobre predicativo do sujeito

Mensagem por Monstro do Pântano Qua 18 Fev 2015, 17:47

"A doce tranquilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida"


esse "estremecida" é predicativo do sujeito ? fazendo com que o verbo "foi" seja de ligação?


Fiquei em dúvida nisso..."estremecida" meio que mostra uma mudança de estado já que antes essa hierarquia estava calma (acredito eu claro né?!...não peguei essa frase de nenhuma historia para saber se eles estavam mil maravilhas antes). Pode ser substituída por "perturbada" na minha opinião o que deixa mais evidente que possa ser um predicativo do sujeito..

Se alguém puder da uma ajuda agradeço desde já.
Monstro do Pântano
Monstro do Pântano
Jedi
Jedi

Mensagens : 287
Data de inscrição : 27/11/2014
Idade : 29
Localização : Luisiana

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida sobre predicativo do sujeito Empty Re: dúvida sobre predicativo do sujeito

Mensagem por Nina Luizet Qui 19 Fev 2015, 21:31

É predicativo do sujeito. Atribui uma qualificação à ''doce tranquilidade''.'' Doce'' é adjunto adnominal e ''dos urubus'' é complemento nominal.
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida sobre predicativo do sujeito Empty Re: dúvida sobre predicativo do sujeito

Mensagem por Monstro do Pântano Sex 20 Fev 2015, 00:28

Eu achava que "dos urubus" era aposto específico mas aposto é um termo que você pode retirar da frase sem qualquer prejuízo e se eu tirar "dos urubus" da frase ela perde um poco do sentido.
Monstro do Pântano
Monstro do Pântano
Jedi
Jedi

Mensagens : 287
Data de inscrição : 27/11/2014
Idade : 29
Localização : Luisiana

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida sobre predicativo do sujeito Empty Re: dúvida sobre predicativo do sujeito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos