PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

iman neodimio 2tesla

2 participantes

Ir para baixo

iman neodimio 2tesla Empty iman neodimio 2tesla

Mensagem por afonsomalheiro Sex 03 Out 2014, 12:18

Para um projecto preciso de ter uma força de indução magnética de 2tesla e pensei em adquirir ímans de neodimio pois a meu ver são os melhores do mercado no que diz respeito a qualidade/preço. Contudo a minha questão é eu ja possuo ímans de n52 com 40 x 20 x 10 mm. será que se os juntar conseguirei alcançar os 2T?

Obrigado

afonsomalheiro
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/10/2014
Idade : 34
Localização : porto, portugal

Ir para o topo Ir para baixo

iman neodimio 2tesla Empty Re: iman neodimio 2tesla

Mensagem por afonsomalheiro Sex 10 Out 2014, 11:32

Alguem me consegue responder

obrigado

afonsomalheiro
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/10/2014
Idade : 34
Localização : porto, portugal

Ir para o topo Ir para baixo

iman neodimio 2tesla Empty Re: iman neodimio 2tesla

Mensagem por Carlos Adir Sex 10 Out 2014, 11:51

Um ima de neodimio ao meu ver seria o mais potente sem que precise de qualquer intervenção externa. Ele cria um campo magnético mesmo que não haja qualquer corrente elétrica.
Maior que isso, seria mais convencional que tu "crie" um solenoide, com que passe corrente elétrica pelo fio. Então o campo gravitacional será proporcional ao número de voltas, à corrente elétrica(quanto maior melhor), e inversamente proporcional ao comprimento do solenoide.

Pesquisando eu achei que o ima de neodimio produz um campo equivalente a  1,25 tesla. Porque teria de haver 2 tesla? poderia ser menor não? Por exemplo, você pode diminuir o tamanho do projeto, e fazer com que a força necessária para "puxar" seja menor.

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

iman neodimio 2tesla Empty Re: iman neodimio 2tesla

Mensagem por afonsomalheiro Sex 10 Out 2014, 14:53

Sim na verdade os imans de neodimio produzem um campo na roda dos 1,25 tesla, so que no minimo dos minimos para o projecto ser viável eu precisava de criar um campo de induçao de 1,5 tesla, ou seja que puxe a volta deste valor. Sendo que ja possuo imans de neodimio com as caracteristicas que mencionei em cima, sera que há alguma forma de conseguir produzir um campo com estes 1,5 tesla. Sera que se juntar os imans nao crio um maior campo de indução?

afonsomalheiro
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/10/2014
Idade : 34
Localização : porto, portugal

Ir para o topo Ir para baixo

iman neodimio 2tesla Empty Re: iman neodimio 2tesla

Mensagem por Carlos Adir Sex 10 Out 2014, 15:17

Não, se você juntar dois imãs, produzirá o mesmo campo magnético que 1 imã. Assim como se você pegar meio imã, terá o mesmo valor do campo magnético. Isso vêm da propriedade que imãs não podem ser divididos.
Pelo visto você terá de criar um solenoide e fazer uma corrente percorrer o fio.
Pela equação:

Onde B é medido em tesla. Assim, dependendo das dimensões do projeto, para obter o valor do campo magnético, você terá de variar o número de voltas por metro, ou o valor da corrente.
Por exemplo, se quer obter 1 tesla, então, para 1 metro do solenóide, com uma barra de ferro dentro:

Se colocar uma volta, então terá de percorrer uma corrente de 0,0014 A.
Se colocar duas voltas, então terá de percorrer uma corrente de 0,0007 A.
E assim sucessivamente.

O ferro é um material bom para "conduzir" o campo magnético. Assim, você pode fazer um com ele, que não precisará de uma corrente alta.

Aquelas máquinas que "sobem" os carros nos ferros velhos têm esse princípio.
iman neodimio 2tesla 300px-Eletroima
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

iman neodimio 2tesla Empty Re: iman neodimio 2tesla

Mensagem por afonsomalheiro Sex 10 Out 2014, 23:30

Entao o que me aconcelha é deixar os imans de neodimio que tenho de lado e criar um eletroimã? já agora se eu criar um electro ima deforma a ele ser portavel sera que posso utilizar pilhas? sera que a bateria destas se vai gastar rapidamente?

afonsomalheiro
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/10/2014
Idade : 34
Localização : porto, portugal

Ir para o topo Ir para baixo

iman neodimio 2tesla Empty Re: iman neodimio 2tesla

Mensagem por afonsomalheiro Sáb 11 Out 2014, 11:00

Carlos adir, e se eu não utilizar uma barra de ferro mas sim utilizar o meu ima de neodymium e o juntar com o solenoide e depois as extremidades do solenoide ligar uma pilha de 1,5 voltes por exemplo, nao aumentaria o meu campo de inducao do ima ? Talvez o que esteja a dizer possa ser um pouco estupido...

afonsomalheiro
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/10/2014
Idade : 34
Localização : porto, portugal

Ir para o topo Ir para baixo

iman neodimio 2tesla Empty Re: iman neodimio 2tesla

Mensagem por Carlos Adir Sáb 11 Out 2014, 13:24

Nunca pensei em fazer isso, de colocar no centro de um solenoide, um outro imã. Mas creio que aumente o campo magnético total criado.
Para ser portátil, basta apenas colocar uma fonte como pilhas ou baterias. E para não acabar rapidamente a pilha, coloque um resistor para limitar a quantidade de energia dissipada.
A vantagem de colocar ferro, é que ele é ferromagnético. Sua capacidade de se tornar um imã  é mais facil que alguns outros materiais.

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

iman neodimio 2tesla Empty Re: iman neodimio 2tesla

Mensagem por afonsomalheiro Sáb 11 Out 2014, 14:42

OK assim farei. Logo que esteja concluido eu coloco aqui em foto o projeto para ter uma ideia de como ficou

afonsomalheiro
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/10/2014
Idade : 34
Localização : porto, portugal

Ir para o topo Ir para baixo

iman neodimio 2tesla Empty Re: iman neodimio 2tesla

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos