PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livros de física para o vestibular

5 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Livros de física para o vestibular Empty Livros de física para o vestibular

Mensagem por Bruno I. Qui 02 maio 2013, 17:22

Bom, eu estou no segundo ano do EM e ando percebendo que a minha escola está com a matéria muito atrasada em relação a maioria das escolas, então decidi adiantar a matéria por conta própria e forçar um pouco mais do que os professores normalmente fazem.

Eu andei pesquisando, até mesmo aqui no fórum, sobre livros para estudar e por enquanto, o foco seria no vestibular mesmo, algo entre USP, Unicamp e ITA. Pelo que vi, dois livros são muito comentados: Tópicos da física e Os Fundamentos da física. Porém, normalmente não falam tão bem assim do segundo e eu estou com uma certa dificuldade de encontrar os tópicos.

Alguém tem alguma sugestão de outro livro que seria bom para estudar para vestibulares, ou o melhor é mesmo conseguir os tópicos da física?

Além disso, gostaria de saber a opinião de vocês sobre livros em volume único... Acredito que não sejam tão didáticos, porém eles podem servir meio que como um "guia geral", apenas para relembrar alguns assuntos passados? Se possível, gostaria de algumas sugestões de volumes únicos também.


Última edição por Bruno I. em Sex 03 maio 2013, 00:10, editado 1 vez(es)

Bruno I.
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 02/05/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de física para o vestibular Empty Re: Livros de física para o vestibular

Mensagem por Luck Sex 03 maio 2013, 00:09

Olá Bruno seja bem-vindo. A coleção física clássica (Caio Sérgio Calçada e José Luiz Sampaio) de 5 volumes também é muita boa, irá lhe dar uma boa base. Se vc nao se importa de ser novo também pode comprar barato em sebos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Luck
Luck
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 31
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de física para o vestibular Empty Re: Livros de física para o vestibular

Mensagem por Bruno I. Sex 03 maio 2013, 00:21

Primeiramente, obrigado pela resposta.
Eu estou montando uma lista aqui com alguns livros interessantes para comparar, acabei de incluir a coleção Física Clássica, conforme você sugeriu, porém acho que o preço vai ser realmente um problema nesse caso, já que são 5 volumes...
Você sabe me dizer um pouco sobre a diferença entre o Física Clássica e o Princípios da Física? tentei encontrar algum tipo de comparação aqui, mas os nomes estão misturando um pouco os assuntos.

Bruno I.
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 02/05/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de física para o vestibular Empty Re: Livros de física para o vestibular

Mensagem por Luck Sex 03 maio 2013, 02:13

Bruno I. escreveu:Primeiramente, obrigado pela resposta.
Eu estou montando uma lista aqui com alguns livros interessantes para comparar, acabei de incluir a coleção Física Clássica, conforme você sugeriu, porém acho que o preço vai ser realmente um problema nesse caso, já que são 5 volumes...
Você sabe me dizer um pouco sobre a diferença entre o Física Clássica e o Princípios da Física? tentei encontrar algum tipo de comparação aqui, mas os nomes estão misturando um pouco os assuntos.

Vc quis dizer Fundamentos da Física? Eu nao cheguei a usar o fundamentos, normalmente os mais indicados para embassamento é o tópicos e física clássica mesmo, dê uma lida nos outros tópicos também. Em comparação ao tópicos, na minha opinião , o física clássica tem uma teoria melhor , e uma boa quantidade de excs resolvidos ,acho a didática dele melhor, mas na parte dos exercícios propostos o tópicos vence , com bastantes exercícios propostos e divididos em níveis : 1,2,3 e raciocinar um pouco mais ; ja os excs propostos do física clássica é dividido em: exercícios de aplicação ( depois da teoria tem exercícios resolvidos junto com alguns propostos parecidos para pegar a 'manha' ) , exercícios de reforço (de vestibulares) e no final de cada assunto os exercícios de aprofundamento ( que eu diria que é uma mistura de excs nível 2 e 3 do tópicos) todos de vestibulares também. No meu caso eu tinha estudado pelo fis clássica, e às vezes folheava alguns excs do tópicos, daí a decisão é sua mas apenas uma das coleções ja é o suficiente para o embassamento para o vestibular . Quanto aos livros de volume único normalmente é muito resumido (nao conheço um de bom nome), vale a pena investir mais uns trocados e comprar uma coleção. Quanto ao preço vc nao precisa comprar novo , pode comprar em sebos como no site que citei acima onde comprei quase todos os meus livros. E também nao precisa comprar todos de uma vez, vc pode comprar um volume e quando terminar vc compra outro.. Smile
Luck
Luck
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 31
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de física para o vestibular Empty Re: Livros de física para o vestibular

Mensagem por Bruno I. Sex 03 maio 2013, 12:25

É, eu acabei confundindo os nomes ali, na verdade era o tópicos da física ao invés de princípios. Mas então, eu acho que vou ficar entre tópicos e fundamentos mesmo, vou pesquisar um pouco aqui e ver se consigo pegar emprestado pra dar uma olhada. Obrigado pelas dicas.
Só mais uma coisa, eu ainda estou no segundo ano do EM. Você acha que em alguma parte dos livros, seria necessário algum conhecimento de matemática ou de química, em partes que eu ainda não aprendi? eu estava pensando em comprar só os livros de física agora e depois ir vendo as outras matérias, mas não sei se isso pode me limitar um pouco...

Bruno I.
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 02/05/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de física para o vestibular Empty Re: Livros de física para o vestibular

Mensagem por Luck Sex 03 maio 2013, 15:15

Bruno I. escreveu:É, eu acabei confundindo os nomes ali, na verdade era o tópicos da física ao invés de princípios. Mas então, eu acho que vou ficar entre tópicos e fundamentos mesmo, vou pesquisar um pouco aqui e ver se consigo pegar emprestado pra dar uma olhada. Obrigado pelas dicas.
Só mais uma coisa, eu ainda estou no segundo ano do EM. Você acha que em alguma parte dos livros, seria necessário algum conhecimento de matemática ou de química, em partes que eu ainda não aprendi? eu estava pensando em comprar só os livros de física agora e depois ir vendo as outras matérias, mas não sei se isso pode me limitar um pouco...
Quanto antes vc começar a estudar melhor, ainda mais se vc quiser ime/ita.. tem uma galera aqui do fórum por exemplo que ja começou a se preparar desde o primeiro ano.. entao é bom sim que estude tb matemática junto e nao fique só em física.

"Você acha que em alguma parte dos livros, seria necessário algum conhecimento de matemática ou de química, em partes que eu ainda não aprendi?"
Saber o básico de fatoração ja ajuda, mas necessário algum conhecimento tirando saber fazer conta só em casos específicos, estudar derivadas por exemplo nao é necessário para o vestibular, mas é útil em algumas questões de física..
Luck
Luck
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 31
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de física para o vestibular Empty Re: Livros de física para o vestibular

Mensagem por Bruno I. Sex 03 maio 2013, 17:54

Certo. Vou fazer de tudo para fazer o pedido dos livros ainda amanhã, para começar a estudar o quanto antes. Vou me focar em física mesmo por enquanto e mais para o meio/fim do ano, eu começo matemática ou química.
No final do ano passado eu comecei a estudar um pouco, mas fiz apenas a revisão do que já tinha aprendido até agora em matemática e estudei um pouco de química. O meu receio era mesmo que fosse necessário algum conteúdo de matemática do final do segundo ano ou do terceiro para certos conteúdos de física, mas nesses casos, se for necessário eu pego algum livro na biblioteca da escola.
Bom, muito obrigado pela ajuda.

Bruno I.
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 02/05/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de física para o vestibular Empty Re: Livros de física para o vestibular

Mensagem por wstroks Sex 03 maio 2013, 18:41

Cara conselho n fique focando só em fisica faça embasamento de tudo química/matemática/física , eu tambem pensei vou só focar em uma materia mas depois de tentar resolver provas de ita/ime pensei duas vezes que n da pra focar em uma só matéria tem que da o máximo em todas. Cara concordo plenamente com o Luck falou, base é tudo o cara que n sabe o básico e vai pro difícil complica tudo , kkk eu por exemplo tava estudando o difícil antes do básico tive que parar tudo e rever meus conceitos.
wstroks
wstroks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 793
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 30
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de física para o vestibular Empty Re: Livros de física para o vestibular

Mensagem por Bruno I. Sex 03 maio 2013, 23:22

Ah, a minha ideia não era de estudar só física pro vestibular, era focar em física agora, estudar só isso por alguns meses e depois estudar só química e tal, uma matéria por vez.
E ai, enquanto os livros não chegam, vou estudar um pouco de matemática pela internet mesmo e quando os livros chegarem, se eu não entender alguma coisa por que eu ainda não aprendi, eu peço os livros de matemática um pouco mais cedo, mas pelo que eu vi sobre a matéria do segundo e do terceiro ano, acho que no máximo teria relação com uma parte do conteúdo da metade desse segundo ano mesmo.

Bruno I.
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 02/05/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de física para o vestibular Empty Re: Livros de física para o vestibular

Mensagem por Giiovanna Sáb 04 maio 2013, 09:49

O "ruim" é que você quer vestibulares muito distintos. USP, Unicamp, ITA tem estilos bastante diferentes.

Ita é totalmente exatas, português e inglês.
Unicamp, sem dúvidas, puxa mais pro lado das humanas. as questões de exatas ficam no básico.
Fuvest precisa saber de tudo (pra primeira fase) e mais do seu terceiro dia, mas mesmo assim vai ter que ir bem nos outros.

Tem que ver quais são seus objetivos, seu vestibular principal. Acredito que seja o ITA, certo? Seu desempenho pode não ser tãp satisfatório na unicamp, por exemplo, se você focar bem em ita. Não em exatas. O problema da unicamp é que a prova da segunda fase é igual pra todo mundo. Ou seja, pra quem quer fazer algo com exatas, a prova fica relativamente fácil, já que eles aliviam no nível das questões. Agora, pra mim, humanas foi bem mais puxado, cobrando muito mais conteúdo em história, por exemplo, do que o que eu vi na fuvest.

Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de física para o vestibular Empty Re: Livros de física para o vestibular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos