PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida quanto à transformação de gráficos funções

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida quanto à transformação de gráficos funções Empty Dúvida quanto à transformação de gráficos funções

Mensagem por felipeomestre123 Sex 29 Out 2021, 18:05

Pessoal, o livro fala que, ao multiplicarmos lnx por 0,62, o gráfico vai ficar esticado para cima. No entanto, não seria ao contrário? O próprio gráfico mostra isso, não?

Dúvida quanto à transformação de gráficos funções Opa10

Perceba que, no primeiro gráfico, g(x) está abaixo de lnx, ou seja, está encolhido em relação ao lnx.

Estou certo? Se não, me avise, por favor! Não gosto de deixar nada para trás. Obrigado a quem contribuir.  Dúvida quanto à transformação de gráficos funções 503132
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto à transformação de gráficos funções Empty Re: Dúvida quanto à transformação de gráficos funções

Mensagem por Elcioschin Sex 29 Out 2021, 18:46

Não está dito que o gráfico foi esticado para cima.
Foi dito: esticado verticalmente

E não sei o que ele quis dizer com "esticado"

Note que, para x < 1 ---> g(x) > f(x) e para x < 1 ---> g(x) > f(x)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71989
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

felipeomestre123 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto à transformação de gráficos funções Empty Re: Dúvida quanto à transformação de gráficos funções

Mensagem por felipeomestre123 Sex 29 Out 2021, 19:18

Dúvida quanto à transformação de gráficos funções Exempl14

Aqui está um outro exemplo em uma função exponencial. É como se puxássemos o gráfico para cima e para baixo. Pelo menos, foi isso que deixou a entender, ou foi uma má interpretação minha, não sei.


Na minha interpretação, a multiplicação por um fator maior que um resulta no "esticamento" dito pelo autor. 
Já no caso de um fator entre 0 e 1, o gráfico tem o resultado oposto, ou seja, o encolhimento, achatamento, que já foi mostrado em outros exemplos. O livro é Pré-cálculo, de Kennedy.
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto à transformação de gráficos funções Empty Re: Dúvida quanto à transformação de gráficos funções

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos