PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

eletroquímica (UFMG)

2 participantes

Ir para baixo

eletroquímica (UFMG) Empty eletroquímica (UFMG)

Mensagem por kayron winkell Seg 09 Ago 2021, 18:32

6. João e Maria estavam fazendo experiências no Laboratório de Química. Nestas figuras, estão representados, esquematicamente, os materiais então utilizados por eles:

eletroquímica (UFMG) TlI+4P5RPuD+UQ74vsftUAsY3BxEzQAAAAASUVORK5CYII=

Para facilitar a dissolução de nitrato de cobre em água, João usou uma haste de zinco. No final do experimento, a haste estava corroída e formou-se uma solução incolor e um sólido, que, após algum tempo, se depositou no fundo do recipiente. Maria, por sua vez, utilizou uma haste de cobre para dissolver nitrato de zinco em água. No final do experimento, ela obteve uma solução incolor e a haste manteve-se intacta. Sabe-se que as soluções aquosas de nitrato de cobre (II), Cu(NOƒ)‚, são azuis e que as de nitrato de zinco (II), Zn(NOƒ)‚, são incolores. Considerando-se os dois experimentos descritos, é CORRETO afirmar que 

a) João obteve uma solução aquosa de nitrato de zinco. 
b) Maria obteve uma solução aquosa de nitrato de cobre.
c) o cobre metálico é oxidado na dissolução do nitrato de zinco. 
d) o precipitado formado na dissolução do nitrato de cobre (II) é zinco metálico.


minha principal duvida é na letra d) qual vai ser o precipitado formado na dissolução do nitrato de cobre ?

kayron winkell
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 175
Data de inscrição : 12/10/2016
Idade : 26
Localização : juazeiro do norte

Ir para o topo Ir para baixo

eletroquímica (UFMG) Empty Re: eletroquímica (UFMG)

Mensagem por gabriel de castro Seg 09 Ago 2021, 19:14

Salve Kayron, tudo bem?

Como o nitrato de zinco formado no experimento de João é altamente solúvel em água e o cobre é retirado da sua molécula em uma reação de simples-troca, o nosso precipitado da mistura só pode ser o Cu metálico 

Obs.: Existem inclusive vídeos (como esse aqui) dessa reação em que é visível a formação do cobre e sabemos que essa simples-troca ocorre devido a fila de reatividade dos metais.

Espero ter ajudado Smile


Última edição por gabriel de castro em Seg 09 Ago 2021, 20:21, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção de informações)

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

Ir para o topo Ir para baixo

eletroquímica (UFMG) Empty Re: eletroquímica (UFMG)

Mensagem por kayron winkell Seg 09 Ago 2021, 20:01

gabriel de castro escreveu:Salve Kayron, tudo bem?

Repare que o enunciado lhe informa que a barra permanece intacta no experimento da Maria, ou seja, não ouve reação entre o cobre metálico e o nitrato de zinco e ainda temos a informação que corrobora com o que sabemos de solubilidade de sais em água, afinal, nitratos são extremamente solúveis e este tipo de sal é justamente o tipo que temos nesse sistema

Obs.: A questão nem mesmo precisaria informar isso, pois pela fila de reatividade dos metais sabemos (ou deveríamos saber) que o cobre é menos reativo que o zinco, portanto, a reação de simples troca não ocorrerá.

Espero ter ajudado Smile
mas a alternativa esta falando do experimento de João

kayron winkell
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 175
Data de inscrição : 12/10/2016
Idade : 26
Localização : juazeiro do norte

Ir para o topo Ir para baixo

eletroquímica (UFMG) Empty Re: eletroquímica (UFMG)

Mensagem por gabriel de castro Seg 09 Ago 2021, 20:22

Desculpa meu caro, eu me enrolei e acabei cometendo esse erro sofrível, mas já editei a mensagem para sua visualização

Grato,
Gabriel de Castro

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

kayron winkell gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

eletroquímica (UFMG) Empty Re: eletroquímica (UFMG)

Mensagem por kayron winkell Seg 09 Ago 2021, 20:27

gabriel de castro escreveu:Desculpa meu caro, eu me enrolei e acabei cometendo esse erro sofrível, mas já editei a mensagem para sua visualização

Grato,
Gabriel de Castro
muito obrigado mesmo gabriel

kayron winkell
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 175
Data de inscrição : 12/10/2016
Idade : 26
Localização : juazeiro do norte

Ir para o topo Ir para baixo

eletroquímica (UFMG) Empty Re: eletroquímica (UFMG)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos