PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MRU - VETORES/ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO.

2 participantes

Ir para baixo

MRU - VETORES/ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO. Empty MRU - VETORES/ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO.

Mensagem por CooperAstronaut Seg 15 Mar 2021, 13:54

Olá, senhores.
estou estudando MRU utilizando o física clássica, me deparei com a seguinte questão:
(PUC-MG) A figura mostra uma montagem em
que uma moeda rola sobre a régua A, partindo
da posição mostrada na figura “empurrada” pela
régua B, sem que haja deslizamento dela em
relação a qualquer uma das réguas. A régua
A está fixa no plano horizontal de apoio.
Quando a moeda estiver na posição “2 cm” em
relação à régua A, a régua B terá percorrido, em
relação à mesma régua A:
GAB: 4cm.
MRU - VETORES/ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO. Url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpir2.forumeiros
Já me deparei com questões desse tipo, e a maioria trata do seguinte conceito: Em movimentos em que há simultaneamente rotação e translação, o módulo da velocidade tangencial no ponto extremo superior da circunferência é o dobro do módulo da velocidade do centro da circunferência referida (que, nesse caso, é o mesmo da velocidade linear do corpo). Então, pelo o que entendi, em movimentos de rotação e translação, a distancia percorrida por um ponto P na extremidade superior da circunferência é o dobro da distância percorrida pelo centro da mesma (em intervalos de tempo iguais, claro). Isso ocorre sempre? Há alguma exceção? Obs: também aprendi que o ponto em contato com a superfície tem velocidade nula. Minha dúvida é se esse conceito pode ser generalizado para as questões desse modelo.


Última edição por CooperAstronaut em Seg 15 Mar 2021, 14:54, editado 4 vez(es)
CooperAstronaut
CooperAstronaut
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 09/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

MRU - VETORES/ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO. Empty Re: MRU - VETORES/ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO.