Força resultante avião , assertivas
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Força resultante avião , assertivas
Sobre as forças que ocorrem em aviões a jato, são feitas as afirmações a seguir:
I. a força resultante sobre um avião a jato, lotado de passageiros, bagagens e tripulação, voando
em velocidade de cruzeiro, constante, em trajetória horizontal e retilínea, é nula;
II. imediatamente após a decolagem, enquanto sobe, a força resultante sobre o avião é sempre
vertical e dirigida para cima;
III. após pousar na pista, para garantir eficiência durante a frenagem, a força resultante sobre o
avião é, necessariamente, mais intensa que seu peso.
Está correto o contido em
A - I, apenas.
B - II, apenas.
C - I e II, apenas.
D - II e III, apenas.
E - I, II e III.
DUVIDA : Assertiva lll , não consegui analisar a Fr nesse caso, nem o diagrama de corpo livre. Não consegui falsear a assertiva.
I. a força resultante sobre um avião a jato, lotado de passageiros, bagagens e tripulação, voando
em velocidade de cruzeiro, constante, em trajetória horizontal e retilínea, é nula;
II. imediatamente após a decolagem, enquanto sobe, a força resultante sobre o avião é sempre
vertical e dirigida para cima;
III. após pousar na pista, para garantir eficiência durante a frenagem, a força resultante sobre o
avião é, necessariamente, mais intensa que seu peso.
Está correto o contido em
A - I, apenas.
B - II, apenas.
C - I e II, apenas.
D - II e III, apenas.
E - I, II e III.
DUVIDA : Assertiva lll , não consegui analisar a Fr nesse caso, nem o diagrama de corpo livre. Não consegui falsear a assertiva.
Última edição por powermetal em Qua 18 Nov 2020, 12:55, editado 1 vez(es)
powermetal- Jedi
- Mensagens : 327
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 31
Localização : minas
Re: Força resultante avião , assertivas
III) Avião no solo: a resultante vertical é nula
A força de frenagem é a força de atrito:
Fa = μ.N ---> Fa = μ.P
Fa depende do coeficiente de atrito μ:
Se μ < 1 ---> Fa < P
Se μ = 1 ---> Fa = P
Se μ > 1 ---> Fa > P
A força de frenagem é a força de atrito:
Fa = μ.N ---> Fa = μ.P
Fa depende do coeficiente de atrito μ:
Se μ < 1 ---> Fa < P
Se μ = 1 ---> Fa = P
Se μ > 1 ---> Fa > P
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71870
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
powermetal gosta desta mensagem
Re: Força resultante avião , assertivas
Na frenagem não há nenhum motor ou mecanismo além da Fat fazendoo uma força contraria ao movimento ??Elcioschin escreveu:III) Avião no solo: a resultante vertical é nula
A força de frenagem é a força de atrito:
Fa = μ.N ---> Fa = μ.P
Fa depende do coeficiente de atrito μ:
Se μ < 1 ---> Fa < P
Se μ = 1 ---> Fa = P
Se μ > 1 ---> Fa > P
powermetal- Jedi
- Mensagens : 327
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 31
Localização : minas
Re: Força resultante avião , assertivas
Existem os flaps que são pequenas abas, na parte traseira das asas, que se levantam e ficam com as faces voltadas contra o vento. Neste caso o atrito é com o ar.
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71870
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: Força resultante avião , assertivas
Apesar da postagem ser antiga e tentando minimizar a poluição de post's iguais, poderia explicar o erro da assertativa II?Elcioschin escreveu:Existem os flaps que são pequenas abas, na parte traseira das asas, que se levantam e ficam com as faces voltadas contra o vento. Neste caso o atrito é com o ar.
santasticow- Iniciante
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/01/2023
Re: Força resultante avião , assertivas
Quando a avião começa a subida:
1) Sua trajetória é inclinada de um ângulo θ com a horizontal.
2) Ele está acelerando para a frente, logo a componente horizontal da força motriz (F.cosθ) é maior do que a resistência do ar
3) Ele está subindo, logo, a componente vertical da força motriz (F.senθ) é maior que o peso.
Isto significa que, na subida, existem duas forças atuando: uma horizontal e outra vertical.
1) Sua trajetória é inclinada de um ângulo θ com a horizontal.
2) Ele está acelerando para a frente, logo a componente horizontal da força motriz (F.cosθ) é maior do que a resistência do ar
3) Ele está subindo, logo, a componente vertical da força motriz (F.senθ) é maior que o peso.
Isto significa que, na subida, existem duas forças atuando: uma horizontal e outra vertical.
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71870
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
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