PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

colisões

2 participantes

Ir para baixo

colisões  Empty colisões

Mensagem por felipeomestre123 Sáb 07 Nov 2020, 16:54

(Unicamp)A existência do neutrino e do anti-neutrino foi proposta em 1930 por Wolfgang Pauli, que aplicou as leis de conservação de quantidade de movimento e energia ao processo de desintegração β. O esquema abaixo ilustra esse processo para um núcleo de trítio, H3 (um isótopo do hidrogênio), que se transforma em um núcleo de hélio, He3, mais um elétron, e–, e um anti-neutrino, – ν. O núcleo de trítio encontra-se inicialmente em repouso.
Após a desintegração, o núcleo de hélio possui uma quantidade de movimento com módulo de 12 x 10–24 kg m/s e o elétron sai em uma trajetória fazendo um ângulo de 60° com o eixo horizontal e uma quantidade de movimento de módulo 6,0 x 10–24 kg m/s.

colisões  Colisz13

 a) O ângulo α que a trajetória do anti-neutrino faz com o eixo horizontal é de 30°. Determine o módulo da quantidade de movimento do anti-neutrino. 


b) Qual é a velocidade do núcleo de hélio após a desintegração? A massa do núcleo de hélio é 5,0 x 10–27 kg.




gostaria que checassem a minha resolução, fiz um pouco diferente das demais resoluções na internet.

gabarito :


minha resolução:



Qualquer erro, me corrija, obrigado!
A letra b não fiz a resolução aqui, por se tratar de um questão de substituição.
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

colisões  Empty Re: colisões

Mensagem por al171 Sáb 07 Nov 2020, 22:57

colisões  S%7D%20%5Cend%7Balign*%7D

O raciocínio foi corretamente arquitetado.

Creio que o cálculo via lei dos cossenos não apresentou a parcela que é subtraída. No entanto, isso não afetou o resultado obtido.
al171
al171
Fera
Fera

Mensagens : 459
Data de inscrição : 14/03/2017
Idade : 22
Localização : SP

felipeomestre123 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos