PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

respiração

2 participantes

Ir para baixo

respiração Empty respiração

Mensagem por Craftmir2003 Qua 16 Set 2020, 11:54

UESC 2011
O gráfico expressa a relação entre a frequência respiratória humana e a variação do pH sanguíneo como consequência da produção de íons bicarbonato, a partir da concentração de CO2 presente no sangue.


Em relação a esses dados e com base nos conhecimentos sobre fisiologia da respiração, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

(  ) O aumento da frequência respiratória faz deslocar o equilíbrio de formação de íons bicarbonato para o consumo de H+, aumentando, assim, o pH sanguíneo.
(  ) A diminuição da frequência respiratória favorece o aumento da acidose sanguínea por provocar consumo excessivo do gás carbônico nas reações bioenergéticas.
(  ) A produção de íons bicarbonato é diretamente proporcional ao aumento do pH sanguíneo durante o processo de alcalose.
(  ) Durante a diminuição da concentração de gás carbônico no sangue, o equilíbrio na formação de íons bicarbonato é deslocado para a produção de água e CO2, com consequente aumento do pH sanguíneo.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

a.F V V F
b.V F F V
c.F F V V
d.V V F F
e.F V F V

gaba B, alguem explica as alternativas
Craftmir2003
Craftmir2003
Jedi
Jedi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 26/10/2019
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

respiração Empty Re: respiração

Mensagem por Ceruko Qui 17 Set 2020, 18:37

a) Se eu aumentar o consumo de H+, logo vou diminuir a acidez e aumentar o pH, promovendo a alcalose. -V
b) Essa é falsa porque diz que vai consumir o excesso de Co2, sendo que se eu diminuir a frequência respiratório vou aumentar a concentração de Co2 no sangue- F
c) Falsa, pois se eu aumentar os íons bicarbonados, aumentarei em conjunto íons H+, promovendo acidez e sendo inversamente proporcional ao aumento do pH.
d) Exatamente, se eu diminuir a concentração de CO2, deslocarei a reação para a esquerda (por conta do equilíbrio), diminuindo os ìons bicarbonato e H+, promovendo alcalização do sangue.
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos