PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ufrgs cv 2018 reescrita

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido ufrgs cv 2018 reescrita

Mensagem por folettinhomed Seg 02 Set 2019, 22:03

12. Considere as propostas de reescrita para o seguinte trecho do texto.
"Em 1948 foi proclamado o Estado de Israel. Meu pai abriu uma garrafa de vinho - o melhor vinho do armazém-, e brindamos ao acontecimento. E não saíamos de perto do rádio, acompanhando as notícias da guerra no Oriente Médio."

I. Meu pai abriu uma garrafa de vinho e brindamos ao acontecimento - o melhor vinho do armazém. Em 1948 foi proclamado o Estado de Israel e não saíamos de perto do rádio, acompanhando as notícias da guerra no Oriente Médio.

II. Em 1948, o melhor vinho do armazém foi aberto por meu pai (uma garrafa), foi proclamado o Estado de Israel e, acompanhando as notícias da guerra no Oriente Médio, não saíamos de perto do rádio.

III. Em 1948, quando foi proclamado o Estado de Israel, meu pai abriu uma garrafa de vinho - o melhor do armazém-, brindamos ao acontecimento. E não saíamos de perto do rádio, acompanhando as notícias da guerra no Oriente Médio.

Quais estão corretas e preservam a significação do trecho original?

a) apenas I
b) apenas II
c) apenas III
d) apenas I e III
e) I,II e III
Poderiam explicar? Obrigado!!


Última edição por folettinhomed em Ter 03 Set 2019, 18:41, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : correção)
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: ufrgs cv 2018 reescrita

Mensagem por waydzik Seg 02 Set 2019, 22:09

ta escrito abrir msm na alternativa 3?
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: ufrgs cv 2018 reescrita

Mensagem por folettinhomed Seg 02 Set 2019, 22:15

não, digitei errado. tá arrumado
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: ufrgs cv 2018 reescrita

Mensagem por phkoon Ter 03 Set 2019, 17:45

Antes de tudo, deve-se saber que o melhor "vinho do armazém" é um aposto explicativo, logo deve vir imediatamente após a oração a que se refere, não a uma ou duas orações depois.

I. Dá a ideia de que comemoraram a abertura do vinho, não a proclamação do Estado de Israel, como na intenção original. "Meu pai abriu uma garrafa de vinho e brindamos ao acontecimento (abertura da garrafa de vinho)"

II. Pela colocação, retira a diferença do nível de importância de cada acontecimento e implica concomitância, sendo que o acontecimento "abertura de uma garrafa de vinho" (comemoração) acontece após e por causa do acontecimento "proclamação do Estado de Israel", não isolada nem independentemente, não prévia nem concomitantemente.
phkoon
phkoon
Padawan
Padawan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: ufrgs cv 2018 reescrita

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos