PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lentes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Lentes  Empty Lentes

Mensagem por Liss Collins Qua 04 Out 2017, 22:11

ITA - Considere um sistema composto de duas lentes circulares esféricas delgadas de 6,0 cm de diâmetro, dispostas coxialmente, como indica a figura. L1 é uma lente convergente de distância focal de módulo igual a 5,0 c, e L2 é uma lente divergente de distância focal de módulo igual a 4,0 cm. No ponto P1, à esquerda do sistema, é colocado um objeto luminoso puntiforme a 5,0 cm de L1. À direita de L2, a uma distância d = 24 cm, é colocado um anteparo A, perpendicular ao eixo do sistema. Assim, temos que:

Lentes  Lentes10 
a) Sobre o anteparo A forma-se uma imagem real puntiforme de P1. 
b) Sobre o anteparo A aparece uma região iluminada circular com 12 cm de diâmetro. 
c) Sobre o anteparo aparece uma região iluminada circular com 6,0 cm de diâmetro. 
d) O anteparo fica iluminado uniformemente em uma região muito grande. 
e) Sobre o anteparo aparece uma região iluminada circular com 42 cm de diâmentro.
Gabarito: E

Amigos, não estou entendendo essa questão. Digo, para mim, os raios da lente convergente não iriam convergir em um ponto? Em diversas resoluções que vejo isso não ocorre. Ocorre que passam pela outra lente. Entretanto, queria uma explicação além dos cálculos para a resolução. Poderiam me ajudar, por favor?  confused


*Não duplique questões: https://pir2.forumeiros.com/t49432-lentes
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 25
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos