PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ita-força elastica

2 participantes

Ir para baixo

Ita-força elastica Empty Ita-força elastica

Mensagem por Joao Kleber139 Seg 04 Set 2017, 22:55

No interior de um carrinho de massa M mantido em repouso, uma mola de constante elástica k encontra-se comprimida de uma distância x, tendo uma extremidade presa e a outra conectada a um bloco de massa m, conforme a figura.Ita-força elastica I_cdad45693cf5ce4e_html_3f21f99d      Ita-força elastica I_cdad45693cf5ce4e_html_3f21f99dIta-força elastica I_cdad10 Sendo o sistema então abandonado e considerando que não há atrito pode-se afirmar que o valor inicial da aceleração do bloco relativa ao carrinho é: 

A) kx/m.             

B) kx/M.                 

C) kx/(m + M).               

D) kx (M – m)/mM.                 

E) kx (M + m)/mM.


Pessoal, fiz da seguinte forma:

kx=m.a1, sendo a1 a aceleração do bloco m.
kx=(M+m).a2, sendo a2 a acelaração do sistema.

a1+a2=a3, sendo a3 a aceleraçao relativa pedida.

As resoluções que vi consideravam apenas a massa do bloco M na segunda equaçao, e não o sistema inteiro, gostaria de saber o porquê. O gabarito é a letra e.

Obrigado!

Joao Kleber139
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/03/2016
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ita-força elastica Empty Re: Ita-força elastica

Mensagem por Euclides Seg 04 Set 2017, 23:25

As resoluções que vi consideravam apenas a massa do bloco M na segunda equaçao, e não o sistema inteiro, gostaria de saber o porquê.
Não há atritos entre bloco e carrinho. Ambos recebem a mesma força. O que se fez foi a análise de corpo isolado.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos